Turismo, cultura e fé: espetáculo Paixão de Cristo atrai milhares de pessoas em Brejo da Madre de Deus (PE)

Turismo, cultura e fé: espetáculo Paixão de Cristo atrai milhares de pessoas em Brejo da Madre de Deus (PE)

Quem pretende assistir ao espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus (PE), precisa ficar atento ao calendário: a temporada de 2022 termina no próximo sábado (16.04). A peça teatral, que volta a ser realizada após dois anos, conta a vida de Jesus em nove palcos-plateia em cidade cenográfica de 100 mil m². Desde 1968, durante a Semana Santa, o palco gigantesco recebe cerca de 60 mil pessoas neste que é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. O show tem início às 18h, mas os portões são abertos às 16h.

A cidade-teatro é cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. A encenação, que conta com 450 atores e figurantes, além de centenas de outros profissionais envolvidos, reproduz arruados, ruelas, grandes pátios e jardins da Jerusalém dos tempos de Jesus, como os cenários do Templo, do Fórum Romano, do Palácio de Herodes, da Via Sacra e do Monte do Calvário.

Ao longo dos anos, o espetáculo Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. Os reflexos do aumento do fluxo de turistas também são sentidos no comércio dos municípios do Agreste, situados no entorno de Nova Jerusalém, como Caruaru, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

No último sábado (09.04), o ministro do Turismo, Carlos Brito, prestigiou a abertura da temporada 2022 do espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. “Este evento é a cara de Pernambuco e do Brasil. Além da representatividade religiosa, a Paixão de Cristo traz impactos significativos para o nosso setor, ofertando empregos e desenvolvimento para todas as cidades abordadas pelo evento”, destacou Brito.

Na cidade de Brejo da Madre de Deus circulam cerca de 250 mil pessoas durante a temporada. A outra parte é atraída pelos shows no entorno da cidade-teatro e a feira de artesanato e pavilhão de alimentação que funciona próximo ao evento. A expectativa é de que, ao todo, cerca de R$ 200 milhões sejam movimentados na economia local em função do espetáculo, incluindo o comércio formal, feira de artesanato, hotéis, pousadas e transportes turísticos.

LEI DE INCENTIVO – A Portaria 762, publicada no dia 30 de dezembro de 2021 no Diário Oficial da União, autorizou o Espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém a captar R$ 2,9 milhões via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. A Lei, que tem critérios estabelecidos pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, é a principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil e contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país.

Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

Perguntas e Respostas

Qual o período de realização do espetáculo?
A temporada 2022 ocorre entre os dias 9 e 16 de abril.

Qual o horário de abertura dos portões?
A porta dos leões, que dá acesso ao teatro, é aberta pontualmente às 16:00.

Qual o horário de início do espetáculo?
Pontualmente às 18:00, todos os dias.

São quantos espetáculos por dia?
Apenas um espetáculo por dia, começando pontualmente às 18h.

O teatro disponibiliza cadeira de rodas para pessoas com dificuldade de locomoção?
Sim, após entrar no teatro, próximo ao primeiro cenário, existem várias cadeiras de rodas à disposição dos espectadores gratuitamente, porém, o teatro não disponibiliza condutores.

O público assiste ao espetáculo em pé ou sentado?
Em pé. O teatro é ao ar livre e as cenas acontecem em cenários diferentes. O público deve se deslocar entre os cenários entre uma cena e outra. Não é permitido entrar no teatro com nenhum tipo de cadeiras, assentos e/ou bancos.

Qual o tempo de duração do espetáculo?
Em média o espetáculo dura 3h. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do público, pois o público se movimenta entre os cenários e quanto maior o público, maior o tempo de deslocamento.

Para mais informações:
https://www.novajerusalem.com.br/
https://www.novajerusalem.com.br/faq

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )