União Europeia terá que reduzir consumo de gás

União Europeia terá que reduzir consumo de gás

Países temem o corte no fornecimento do combustível por parte da Rússia

Os países da União Europeia (UE) deverão reduzir o uso de gás em 15%, de agosto deste ano até março de 2023. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 20, pela Comissão Europeia, e tem como objetivo deixar o continente preparado para possíveis cortes no abastecimento de gás por parte de Moscou.

“A Rússia está nos chantageando. A Rússia está usando a energia como arma”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela acrescentou que “a Europa precisa estar pronta” para corte parcial ou total do fornecimento de gás russo.

A decisão faz parte de um plano de emergência, criado pela comissão, depois que o presidente Vladimir Putin alertou que os suprimentos russos, enviados pelo maior gasoduto para a Europa, podem ser reduzidos ainda mais.

A medida, que precisa do apoio dos Estados da União Europeia, será discutida na sexta-feira 22, para que os ministros possam aprová-la em uma reunião de emergência em 26 de julho.

“Acreditamos que uma ruptura total é provável e é especialmente provável se não agirmos”, disse uma autoridade da EU à agência de notícias Reuters. “Se esperarmos, será mais caro e nos fará dançar ao som da Rússia.”

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (7 )