“Vamos conversar, mas a operação continua”, diz Lavrov

“Vamos conversar, mas a operação continua”, diz Lavrov

Segunda rodada de negociações para possível cessar-fogo deve acontecer hoje

Serhii Nuzhnenko/Reuters

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, voltou a condenar as sanções impostas ao país e afirmou: a “União Europeia quer dizer como temos que viver na Europa”, nesta quinta-feira (3), durante entrevista coletiva. 

Lavrov reforçou que o objetivo da operação militar na Ucrânia é a desmilitarização da Ucrânia, o fim do genocídio e a garantia de que país não vai entrar na Otan. Ele ainda disse que as conversas na segunda rodada vão acontecer, mas que enquanto isso a operação militar russa não para. 

Segundo ele, os políticos do Ocidente é que falam em terceira guerra mundial com o uso de armas nucleares, e não Moscou. Sergei Lavrov ainda falou sobre a negociação com a Ucrânia e disse, sem entrar em detalhes: “Temos que acabar com essa guerra que está em território ucraniano”.

Existe a expectativa hoje de que representantes de Ucrânia e Rússia se reúnam novamente para tentar um acordo de paz. O local do encontro ainda não foi divulgado; o o primeiro foi realizado na última segunda-feira (28) em Belarus, mas terminou sem avanços.  

A invasão da Rússia à Ucrânia entra no oitavo dia com ataques intensificados na capital Kiev. Os russos dizem já ter dominado a cidade de Kherson, no sul do país, onde moram cerca de 250 mil pessoas. 

Autoridades ucranianas admitem ter perdido o controle da cidade. O prefeito de Kherson disse que não tinha armas para se defender dos russos e pediu que civis fossem poupados de ataques. Um toque de recolher foi decretado na cidade. 

Serhii Nuzhnenko/Reuters

Por band.uol.com.br

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )