Venezuela cancelou eleição que teve derrota do irmão de Chávez

Venezuela cancelou eleição que teve derrota do irmão de Chávez

Freddy Superlano teve mais votos que o parente do falecido ditador, mas foi impedido de assumir

A Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela cancelou a eleição para o governo de Barinas. Um novo pleito deverá ser realizado em 9 de janeiro, sem Freddy Superlano.

Ele superou os votos de Argenis Chávez, irmão do falecido ditador Hugo Chávez. Desse modo, a região é a única que ainda não definiu o vencedor das eleições de 21 de novembro.

Na decisão em que a Corte da Venezuela cancelou a eleição, o órgão reconheceu, entretanto, que as “projeções consignadas” dão a Superlano 37,60% emitidos, e 37,21% ao irmão de Chávez.

De acordo com o portal argentino Infobae, a sentença torna Superlano inelegível para cargos públicos no país.

A família domina a região há mais de duas décadas. O pai do ex-presidente começou a hegemonia chavista em Barinas: Hugo de los Reyes Chávez governou a província de 1998 a 2008.

Depois disso, Adán, seu filho, administrou a região (2006-2016) — desde 2017, ele atua como embaixador da Venezuela em Cuba.

Em razão da demora na divulgação dos resultados em Barinas, a população local e organizações como a Voto Joven pressionaram pela definição do vencedor. Ainda assim, a Justiça da Venezuela cancelou a eleição, alegando que o oposicionista teria infringido dois artigos da Constituição.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )