14 SUVs que serão lançados no Brasil até o final do ano
Vários utilitários esportivos novos já chegaram às lojas em 2023, mas ainda há muito por vir
Os SUVs estão com tudo. Segundo a Fenabrave, órgão que representa as concessionárias, o segmento corresponde a 48% de todos os emplacamentos no Brasil em 2023. Ou seja, quase metade de todos os carros novos vendidos por aqui são utilitários esportivos.
No ano passado, Autoesporte antecipou 60 lançamentos para 2023, incluindo os SUVs. Alguns deles já chegaram ao país (e você pode conferir os testes), como GWM Haval H6 GT, Range Rover Sport, Hyundai Creta N-Line, Jaguar F-Pace e Chevrolet Tracker Midnight. Mas ainda há muito por vir.
Partindo disso, Autoesporte revela os principais detalhes dos SUVs que ainda vão chegar ao Brasil em 2023. Será que algum deles merece uma vaga na sua garagem?
BMW iX1
A BMW vai lançar vários SUVs em 2023. Entre eles, vale destacar os novos X7 e XM, sendo este último o primeiro modelo desenvolvido por sua divisão esportiva em mais de 40 anos. Mas o grande destaque será o iX1, versão elétrica de seu SUV mais vendido no Brasil, o X1.
O IX1 tem dois motores elétricos, um na dianteira e outro na traseira, que desenvolvem a potência combinada de 313 cv. O torque é de 50,3 kgfm. A BMW declara que o SUV pode rodar até 430 km com uma carga, mas isso depende bastante do pé do motorista.
Todas as versões a combustão do BMW X1 são produzidas em Araquari (SC). A versão elétrica será a única importada da Alemanha. As primeiras unidades devem chegar ao Brasil no segundo semestre.
Caoa Chery Omoda 5
Novo SUV da Caoa Chery, o Omoda 5 está sendo testado no Brasil e deve ser lançado por aqui no segundo semestre. O Omoda 5 é equipado com motor 1.6 turbo de 197 cv e 29,6 kgfm, o mesmo usado no Tiggo 8 a combustão.
Mas por aqui, é provável que ele ofereça um conjunto híbrido, já que todos os carros da marca agora têm opções com essa propulsão. Dessa forma, ele pode ser equipado com motor 1.5 turboflex de 160 cv e 25,5 kgfm associado a uma bateria de 48V.
Chevrolet Bolt EUV
O Bolt EUV é a versão “crossover” do hatch de mesmo nome. O SUV deve desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2023 com um pacote de baterias de íons de lítio de 65 kWh. As baterias fornecem energia ao motor de 203 cv e 36 kgfm. Naturalmente a aerodinâmica pior e o maior peso restringe a autonomia: 402 km, contra 416 km do Bolt hatch.
Só que há um porém: o carro já tem data para ser descontinuado lá fora. A Chevrolet anunciou que deixará de fabricá-lo até o final deste ano. Mesmo assim, confirmou que um dos últimos lotes de produção está destinado ao Brasil.
Chevrolet Blazer
SUV de sucesso nos anos 90, o Chevrolet Blazer retorna ao Brasil ainda em 2023. Agora, em vez de um SUV mais rústico construído em carroceria sobre chassi, o modelo é elétrico, mais potente que o Camaro e com autonomia de até 515 km.
A opção SS será a mais potente da linha, com motor elétrico de 557 cv e aceleração de 0 a 96 km/h abaixo dos 4 segundos. A Chevrolet confirmou que vai apresentar o carro no nosso mercado no final do ano. Não há estimativa de preços ou quais versões devem ser importadas do México, onde será produzido.
Ferrari Purosangue
As primeiras unidades da Ferrari Purosangue para o Brasil já foram encomendadas pela Via itália, importadora oficial da marca de Maranello. A tendência é que o SUV esportivo seja lançado no segundo semestre, mas o preço ainda não foi divulgado.
A Purosangue tem o lendário motor V12 6.5 da marca italiana. São 725 cv a 7.750 rpm e 73,1 kgfm a 6.250 rpm. O câmbio é de dupla embreagem e oito marchas. Com esse conjunto, chega aos 310 km/h de velocidade máxima, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e até os 200 km/h em 10,6 segundos.
Fiat Fastback Abarth
Depois do Pulse, a Fiat terá mais um representante para a linha esportiva Abarth. Estamos falando do Fastback, que deve receber os mesmos adereços do SUV menor para ficar com um estilo mais invocado.
Seu motor 1.3 será o mesmo do Fastback Impetus, capaz de desenvolver 185 cv e 27,5 kgfm. O Abarth vai receber reforços estruturais e um novo arranjo para suspensão, direção e freios.
Ford Territory
O Territory terá uma nova geração no Brasil após uma primeira passagem apagada. O novo SUV será baseado no Equator Sport chinês, entretanto, conforme apurado por Autoesporte, vai preservar o nome Territory para o mercado latino-americano.
O Equator Sport foi desenvolvido na China e é um pouco maior do que o Territory. No entanto, o SUV mais novo acompanha um motor um pouco mais potente: o 1.5 turbo a gasolina gera 170 cv e 26,5 kgfm. O câmbio é automático de dupla embreagem com seis marchas.
Honda ZR-V
Outro SUV que chega ao país até o fim do ano é o Honda ZR-V, que estreou na China em 2022 para fazer a ponte entre o HR-V e o CR-V. Este também será o posicionamento no Brasil, onde vai o SUV vai brigar com Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.
A versão mexicana do ZR-V (que é importada para os Estados Unidos e também virá ao Brasil) tem motor 2.0 aspirado a gasolina de 160 cv e 19,1 kgfm de torque e câmbio automático do tipo CVT. A tração integral é opcional no pacote americano e não deve vir ao Brasil.
Hyundai Kona
A Caoa vai voltar a focar na Hyundai após um período de tensão sobre a renovação do contrato de importação. Nos próximos meses, chegam as versões híbrida e elétrica do SUV compacto Kona.
O primeiro terá o mesmo conjunto mecânico do Kia Niro, que combina um motor 1.6 a um elétrico e entrega 141 cv de potência combinada. A opção elétrica é um pouco menos potente. São 136 cv e 234 km de autonomia.
Jeep Grand Cherokee 4xe
O segundo modelo híbrido da Jeep estava previsto para ser lançado no ano passado, mas acabou atrasando e só vai chegar em 2023. O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos.
Assim, entrega 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é integral.
Kia Sorento
A nova geração do Kia Sorento também está confirmada e deve chegar ao Brasil no meio do ano. A montadora coreana, controlada pelo Grupo Gandini, optou pela motorização híbrida convencional, composta pelo 1.6 turbo de 180 cv combinado a um motor elétrico de 60 cv. Combinados, entregam 230 cv e 35,7 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.
Porsche Cayenne
Considere este facelift como a despedida do Cayenne que conhecemos. A próxima geração será vendida apenas com motores elétricos, e a Porsche parece já ter iniciado essa transição no visual.
Os faróis estão menos arredondados e trazem quatro projetores principais de luz, assim como o Taycan. Na traseira, a placa desceu para o para-choque e as lanternas estão ligeiramente mais afiladas. Mas é no interior que as mudanças foram mais profundas, com a adoção de uma terceira tela, essa voltada para o passageiro.
Renault Megane E-Tech
O Megane está confirmado para o Brasil e será o primeiro carro da Renault desenvolvido e produzido na França a ser importado para cá em muitos anos.
Não estranhe a aparição do Megane em uma lista de SUVs. Ele se transformou em um crossover na nova geração. Autoesporte esteve na Espanha para dirigir o modelo elétrico em primeira mão e você pode conferir as impressões clicando aqui.
Um único motor gera o equivalente a 220 cv de potência e 30,8 kgfm de torque. Com tração dianteira, o carro de pouco mais de 1.600 kg vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A autonomia declarada é de 450 km.
Volkswagen ID.4
Além do facelift do T-Cross, a Volkswagen vai lançar o novo ID.4 como seu primeiro modelo elétrico no Brasil. O SUV tem motor de 204 cv de potência e 31,4 kgfm de torque e pode rodar mais de 420 km. Sua chegada também está marcada para o segundo semestre de 2023.
Por Autoesporte