Aliados de Lula querem que ex-presidente processe Moro

Aliados de Lula querem que ex-presidente processe Moro

No entanto, petista teme colocar ex-juiz na condição de “vítima”

Pessoas próximas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o incentivam a entrar com ação por danos morais contra o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro, após a condenação na ação do tríplex no Guarujá ter sido anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informação da revista Veja.

Lula é incentivado a processar Moro

Lula, no entanto, não está animado, porque teme que um processo contra Moro coloque o ex-juiz na condição de “vítima”. O temor do ex-presidente tem por base o que ocorreu em março deste ano com o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. Condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a pagar cerca de R$ 200 mil a Lula após apresentar denúncia contra o petista em uma plataforma de PowerPoint, Dallagnol recebeu cerca de R$ 500 mil em doações feitas por apoiadores em poucos dias.

No entanto, no fim do ano passado, Lula afirmou o desejo de entrar com ação contra Moro e outros integrantes da Lava Jato que o levaram para a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Ao podcast Podpah, Lula disse que a prisão imposta a ele foi “sacanagem”.

Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do STF, em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )