Apresentadora de TV russa diz ver saída nuclear ‘provável’ em guerra
Jornalista de canal ligado ao governo Putin assusta audiência com prognóstico sobre o conflito na Ucrânia
Uma declaração na TV russa causou preocupação internacional nesta semana. Margarita Simonyan, editora e apresentadora na emissora RT, afirmou que a saída nuclear para o conflito na Ucrânia é ‘provável’. O canal recebe financiamento do governo Vladimir Putin e é uma espécie de porta-voz do Kremlin
“Ou perdemos na Ucrânia ou a Terceira Guerra Mundial começa. Acho que a Terceira Guerra Mundial é mais realista, nos conhecendo, conhecendo nosso líder”, comentou Simonyan aos espectadores da RT.
“Tudo isso vai acabar com um ataque nuclear, parece-me mais provável do que o outro curso de eventos. Isso é para meu horror, por um lado, mas, por outro lado, é o que é”, completou a jornalista, enquanto um colega de estúdio adicionou: “Nós iremos para o céu, enquanto eles não. Todos nós vamos morrer algum dia”.
As polêmicas declarações da jornalista ocorrem poucos depois de a Rússia testar com sucesso seu mais recente míssil nuclear, o Sarmat 2. Segundo o governo russo, o armamento tem condições de atingir alvos em qualquer lugar do planeta e não pode ser detido por nenhuma defesa de mísseis atual.
Na última segunda-feira 25, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou para o risco de uma possível guerra nuclear contra a Ucrânia.
O pronunciamento aconteceu dois dias depois que autoridades dos Estados Unidos visitaram o país invadido pelo Exército russo.
“Gostaria muito que esses riscos [de guerra nuclear] não fossem artificialmente inflados, e há muitos que querem. O risco é sério, é real, e não pode ser subestimado”, afirmou Sergei Lavrov, em entrevista transmitida pelo canal estatal de televisão russo Channel 1 (Piervy Kanal).
Por Revista Oeste