Atividade econômica decepciona e cai 0,64% no terceiro trimestre

Atividade econômica decepciona e cai 0,64% no terceiro trimestre

A atividade econômica brasileira registrou queda no terceiro trimestre deste ano, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Banco Central (BC).

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou de 0,64% de julho a setembro em relação ao trimestre anterior (abril a junho), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

No segundo trimestre, o indicador vinha desacelerando e teve redução de 0,85%, após crescimento de 4,8% no primeiro trimestre deste ano.

No resultado do mês de setembro de 2023, o IBC-Br teve redução de 0,06%, atingindo 146,42 pontos. No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 2,5%.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) é considerado pela imprensa especializada uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O resultado veio pior que a expectativa de analistas, que esperavam alta de 0,20%, segundo pesquisa da Reuters.

Vale ressaltar que o indicador, divulgado mensalmente pelo BC, segue metodologia diferente da usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga o PIB oficial e é mais abrangente. A divulgação do PIB do terceiro trimestre feita pelo IBGE está marcada para o dia 5 de dezembro.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Com resultado trimestral, superando as projeções, no segundo trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,9%, na comparação com os primeiros três meses de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Agência Brasil; CNN
Foto: IA Bing

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )