Bebês estão presos em zona de guerra na Ucrânia à espera de um lar   

Bebês estão presos em zona de guerra na Ucrânia à espera de um lar   

País é líder mundial em barriga de aluguel  

Foto: Ilustração/Pixabay

No porão de um bloco de apartamentos em Kiev, capital da Ucrânia, 19 recém-nascidos permanecem deitados em berços de plásticos à espera de um lar. A invasão russa à Ucrânia impede que os pais biológicos de vários países como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, França, consigam viajar para assumir a criação de seus bebês, nascidos a partir de barrigas de aluguel ucranianas.  

“O número está crescendo a cada dia”, disse Denys Herman, consultor jurídico da maior agência de barriga de aluguel da Ucrânia, a BioTexCom, em entrevista ao The Wall Street Journal. Herman trabalha com 600 mães de aluguel, algumas das quais deram à luz aos bebês mantidos nesse porão. Eles estão atualmente sob os cuidados de babás ucranianas.

A intensificação dos ataques russos nos últimos dias torna o destino de centenas de mães de aluguel e futuros pais incerto. Na quarta-feira 9, o Exército russo foi responsável por um bombardeio que destruiu uma maternidade na cidade de Mariupol, na região sul da Ucrânia.

“Não sei como vou tirar meu filho de lá”, disse a norte-americana Eileen Cornell, que planejava viajar de Nova Iorque a Kiev para o nascimento de seu filho este mês.

Sua barriga de aluguel ucraniana, Anna, estava na capital se preparando para dar à luz quando a Rússia invadiu há mais de duas semanas. “Eu realmente não quero dar à luz a uma criança onde há uma guerra”, disse Anna, por meio de um aplicativo de mensagens.

O mercado de barriga de aluguel é um grande negócio no país. Embora seja legal nos EUA, a Ucrânia é uma opção mais acessível para muitos casais. O processo custa US$ 43 mil na Ucrânia, enquanto que nos EUA o interessado precisa desembolsar US$ 130 mil, de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Universidade Monash da Austrália. Isso ajudou a transformar a Ucrânia no segundo destino internacional mais popular de barriga de aluguel depois dos EUA, de acordo com o estudo.

A organização sem fins lucrativos australiana Growing Families, que ajuda casais estrangeiros a enfrentar a crise, informou que entrou em contato com empresas de segurança privada para ajudar a resgatar bebês de aluguel da Ucrânia.

“Estou sobrecarregado com pedidos de todo o mundo para que bebês ou barrigas de aluguel sejam evacuados”, disse Sam Everingham, fundador do grupo. Ele estimou que cerca de 800 casais em todo o mundo esperam um filho de uma mãe de aluguel na Ucrânia.

Com informações do The Wall Street Journal

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )