Mísseis lançados contra o consulado dos EUA em Erbil, Iraque

Mísseis lançados contra o consulado dos EUA em Erbil, Iraque

Ao menos 12 mísseis balísticos form lançados do Irã foram disparados no início da manhã de domingo (13) (horário local) em direção ao consulado dos EUA em Erbil, capital da região do Curdistão, no Iraque, disseram autoridades.

Embora nenhuma vítima tenha sido relatada, autoridades iraquianas e norte-americanas deram relatos diferentes sobre o ataque, que também danificou o prédio de escritórios de uma agência de notícias curda.

A estação de televisão por satélite Kurdistan24 , localizada perto do consulado dos Estados Unidos, foi ao vivo do estúdio logo após o ataque, mostrando cacos de vidro e detritos espalhados pelo chão do estúdio.

Uma publicação no Twitter de um jornalista do Curdistão24 afirma que o ataque causou danos aos escritórios e estúdios da emissora de notícias em Erbil.

A base aérea dos EUA, conhecida como Camp Victory, está localizada ao redor do perímetro do aeroporto civil de Bagdá.

O ataque está sendo investigado pelo governo do Iraque e pelo governo regional curdo. Autoridades iraquianas alegaram que os mísseis foram disparados do Irã, sem dar mais detalhes. Autoridades dos EUA não puderam confirmar que tipo de mísseis foi disparado.

O ataque ocorre dias depois que um ataque aéreo israelense matou dois membros da Guarda Revolucionária do Irã perto de Damasco, na Síria. O Ministério das Relações Exteriores do Irã condenou fortemente o ataque na quarta-feira e prometeu vingança.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA citou a mídia iraquiana reconhecendo os ataques em Irbil, mas não disse de onde vieram os mísseis.

As negociações em Viena, na Áustria, em torno do possível retorno dos EUA ao acordo nuclear de 2015 com o Irã, foram interrompidas sem um acordo na sexta-feira, depois que novas demandas russas atrapalharam as negociações.

Por gazetabrasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )