‘Brasil não vai dançar ao som dos Estados Unidos’, afirma Rússia

‘Brasil não vai dançar ao som dos Estados Unidos’, afirma Rússia

Putin sinistro

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Brasil não vai “dançar ao som dos Estados Unidos”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (18) em entrevista ao veículo de comunicação RT, ligado ao governo russo.

No momento, Lavrov reclamava de sanções aplicadas pelos americanos e pela Europa contra a Rússia em razão da guerra que o país promove contra a Ucrânia. Hoje, o conflito entrou no 23º dia, com novos registros de ataques pelo país, inclusive no oeste ucraniano.

Na conversa, o ministro declarou que “vários países, incluindo China, Índia, Brasil, México, não dançarão ao som dos Estados Unidos”. Lavrov havia apontado que “a Europa praticamente parou de tentar defender sua independência diante dos Estados Unidos”.

Para ele, a pressão das sanções sobre o governo do ditador russo, Vladimir Putin, continuará, mas a Rússia está acostumada com isso — a Ucrânia, inclusive, está discutindo novas sanções à Rússia com a União Europeia (UE).

“Há jogadores que nunca concordarão com a existência de uma ‘aldeia global’ sob a liderança de um ‘xerife’ da América –são China, Índia, Brasil, México. Tio Sam vai dizer para eles fazerem isso”, afirmou.

“Deve-se dizer que a Rússia não é de forma alguma um dos países que estaria pronto para saudá-la”, acrescentou Lavrov.

Para o ministro, “os Estados Unidos estão lutando por um mundo unipolar”. “Não será uma ‘aldeia global’, será uma ‘aldeia americana’, talvez um salão americano onde todos dançam ao som dos mais fortes.”

“Se você olhar para o número de países que impuseram sanções contra a Rússia, verá que a maioria daqueles que se opuseram a nós o fizeram sob forte pressão, sob chantagem”, disse Lavrov

Para ele, a Rússia “está pronta para cooperar com aqueles que estão prontos para agir com base no respeito mútuo”.

POR GAZETA BRASIL

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )