VEJA VÍDEOS: Putin reúne multidão em estádio durante evento

VEJA VÍDEOS: Putin reúne multidão em estádio durante evento

O presidente russo, Vladimir Putin, apareceu na sexta-feira em um grande comício de bandeiras em Moscou e elogiou os militares de seu país enquanto a invasão da Ucrânia está em andamento.

A polícia de Moscou afirmou que mais de 200.000 pessoas estavam dentro e ao redor do estádio Luzhniki para o comício e concerto que marca o oitavo aniversário da anexação da península da Crimeia pela Rússia, tomada da Ucrânia .

Enquanto Putin se preparava para subir ao palco, os palestrantes o elogiaram por lutar contra o “nazismo” na Ucrânia, uma afirmação categoricamente rejeitada por líderes de todo o mundo, informou a Associated Press.

“Somos o povo multinacional da Federação Russa, unidos por um destino comum em nossa terra” – essas são as primeiras linhas da lei fundamental da Rússia, a constituição, e cada palavra é cheia de significado profundo e de grande importância, disse Putin, conforme relatado agência russa TASS.

Putin aparece em grande comício em Moscou e elogia seus militares

O presidente acrescentou que os moradores da Crimeia foram guiados por essa mesma ideia quando foram ao referendo de 16 de março de 2014.

“Eles viveram e vivem em suas terras e queriam viver um destino comum com sua pátria histórica, com a Rússia. Eles tinham todo o direito de fazê-lo e alcançaram seu objetivo”, disse o chefe de Estado e pediu parabenizar os crimenses por sua feriado.

Segundo ele, a Crimeia teve que ser retirada do estado humilhante em que se encontrava, não sendo parte da Rússia.

“Era necessário tirar a Crimeia dessa posição humilhante, daquele estado humilhante em que a Crimeia e Sebastopol estavam imersos quando faziam parte de outro estado que financiava esses territórios de acordo com o chamado princípio residual”, disse Putin.

O líder russo lembrou que desde 2014 o país fez muito para “levantar” a Crimeia e Sebastopol. “Era necessário fazer coisas que não são imediatamente visíveis a olho nu. São de natureza fundamental: abastecimento de gás, abastecimento de energia, serviços comunitários, restauração da rede rodoviária, construção de novas estradas, rodovias e novas pontes”, ele lembrou.

Putin assegurou que as autoridades russas sabem o que precisa ser feito em seguida e como, às custas de quê. “Certamente vamos implementar todos os planos”, frisou.

Sobre o concerto

O presidente chegou a Luzhniki na sexta-feira para um concerto festivo por ocasião do oitavo aniversário da reunificação da Crimeia e Sebastopol com a Rússia.

O chefe de Estado subiu ao palco central para dirigir-se aos presentes nas bancadas. A grande arena do complexo esportivo é dividida em vários palcos, dos quais também atuam figuras políticas e públicas. Os anfitriões do concerto-rali são os jornalistas Dmitry Guberniev e Maria Sittel.

Em uma reunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da península na quinta-feira, Putin enfatizou que os últimos oito anos provaram o quão certa foi a escolha livre e consciente dos crimeanos de se reunirem com a Federação Russa.

No ano passado, o presidente também participou de um concerto de gala em Luzhniki no Dia da reunificação da Crimeia com a Rússia.

Oito anos atrás, a República da Crimeia e a cidade-herói de Sebastopol retornaram à Federação Russa após um referendo realizado em 16 de março de 2014 no contexto de um golpe na Ucrânia. Mais de 80% dos habitantes da península com direito a voto participaram, 96,7% e 95,6%, respectivamente, votaram pela reunificação com a Rússia. Em 18 de março de 2014, Putin e os líderes da Crimeia e Sebastopol assinaram um acordo sobre a admissão de regiões na Federação Russa e, em 21 de março, o documento foi ratificado pela Assembleia Federal da Rússia.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )