Centro de monitoramento vê risco de deslizamentos em cinco estados

Centro de monitoramento vê risco de deslizamentos em cinco estados

Cemaden alerta para chance de tragédias naturais neste domingo no Piauí e Maranhão (Nordeste), além de MG, Rio e SP, no Sudeste

O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, alerta (1º) para o risco de enxurradas e deslizamentos em vários estados do país neste domingo (2).

Por causa das fortes chuvas previstas para hoje, o órgão considera como moderada as chances de deslizamentos de terra em ao menos cinco estados: Piauí e Maranhão, no Nordeste, além de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.

As áreas de maior risco, segundo o Cemaden, são o centro-leste do Piauí, centro-oeste e norte do Maranhão, a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e o sudeste de Minas, região serrana do Rio de Janeiro e as regiões metropolitana e o litoral norte de São Paulo.

A Bahia, que tem sido castigada pelas fortes chuvas nas últimas semanas, não aparece na área de alerta do órgão nem para deslizamentos quanto para novas enxurradas. No estado, morreram 25 pessoas em consequência dos últimos alagamentos e há mais de 50 mil desalojados. 

Enxurradas

O documento destaca ainda as chances de enxurradas (risco hidrológico) no estado de Tocantins, na região Norte do país, principalmente em áreas “com maior declividade, inundações dos rios urbanos parcialmente canalizados e alagamentos em áreas rebaixadas com drenagem insuficiente”.

O Cemaden também aponta como moderado o risco de enxurradas no sudoeste, sudeste e centro-norte do Piauí e no sul, leste e centro do Maranhão, no Nordeste, e no norte, centro e leste de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. A região inclui o Distrito Federal. 

Em Goiás e no Distrito Federal o período de maior preocupação é a tarde deste domingo, por causa da previsão de chuvas intensas. 

O centro de monitoramento de desastres naturais também vê como moderada a chance de alagamentos na região Sudeste. Destaques para vários pontos de Minas Gerais, Vale do Paraíba e região metropolitana de São Paulo e o centro do Rio de Janeiro.

Inmet

Em sua página, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ligado ao Ministério da Agricultura, vê perigo por causa das chuvas em 15 estados do país, entre os quais a Bahia, que começava a se recuperar dos últimos temporais.

Também estão na lista do Inmet Tocantins, Amapá, Amazonas e Pará, no Norte, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, no Sudeste.




Área laranja do mapa é a que apresenta mais riscos; em amarelo, chance é menor, mas existe
INMET

Com informações R7

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )