Ciretran da Delegacia Regional de Ponte Nova automatiza atendimento

Ciretran da Delegacia Regional de Ponte Nova automatiza atendimento

 Está em funcionamento na área do 12º Departamento de Polícia Civil o FALE CIRETRAN (fase de testes). Uma inteligência artificial desenvolvida na Delegacia Regional de Ponte Nova, com o objetivo de ajudar a população com diversas dúvidas sobre assuntos relacionados à Ciretran.

A fase de teste abrangerá, inicialmente, as Delegacias Regionais de Ipatinga e Ponte Nova. O delegado regional de polícia em Ponte Nova, Carlos Roberto Souza da Silva, destaca que o atendimento via WhatsApp utiliza um BOT que consegue direcionar as demandas. “A pessoa consegue acionar o Ciretran Ponte Nova: (31) 3817-8400. O BOT irá te direcionar entre as diversas opções que possam responder sua pergunta. É uma inteligência artificial desenvolvida pela Delegacia Regional de Ponte Nova, reforçando o nosso compromisso com a população!”.

Para utilizar a ferramenta, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (31) 3817-8400 e seguir as instruções. Nessa fase inicial, o serviço funciona somente para Ponte Nova e Ipatinga.

MELHORIAS

Desde que assumiu a Regional de Ponte Nova, Dr. Carlos Roberto implantou mudanças estruturais e de gestão na Delegacia. Na área de trânsito, fez a implantação do sistema de vistoria eletrônica para registro e transferência de veículos emplacados ou transferidos na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da Polícia Civil. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela instituição.

O Sistema de Vistoria Eletrônica do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) passou a ser uma ferramenta a mais para garantir transparência, segurança e rapidez nos processos de registros e transferências de veículos no estado. O sistema já funciona também em outras regiões de Minas Gerais.

Antes, para a identificação veicular era necessário extrair o decalque das marcações de chassi e motor com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.

O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

Dr. Carlos Roberto Souza da Silva afirma que “é mais uma ferramenta para otimizar os recursos humanos e materiais da Polícia Civil e pera buscar a excelência na qualidade dos serviços prestados pela PCMG”. Ainda segundo o delegado, “Com o novo sistema, legalizar um veículo adulterado ficará extremamente difícil. O novo modelo de vistoria possibilita registro fotográfico de todas vistorias realizadas no veículo. É uma garantia para quem compra um veículo e também para quem vende, além de permitir maior controle do processo de registros de automotores pelo Detran-MG”.

Com informações do Detran

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