Cuba, sem comida e com 10 horas de apagões diários

Cuba, sem comida e com 10 horas de apagões diários

“Não tem pão, nem leite nem luz, é muito difícil”

Milhões de pessoas atravessam a grave crise econômica que o país atravessa e que tem gerado protestos em diversas cidades nos últimos dias: “Nós, adultos, gerimos o melhor que podemos, mas e as crianças?”

“ Não há pão, não há leite. Não temos poder . “As crianças não vão à escola porque não tomam café da manhã e, quando vão, caminham até três quilômetros porque não há transporte…”, conta à EFE enquanto ao seu lado está o marido Víctor , 49 anos. apenas acena com a cabeça com um olhar perdido.

Ele conta que já pediu uma vez ao emprego para deixá-lo ir para casa porque, em meio a todo o calor, cortes de energia que duram mais de dez horas e outras dificuldades, ficar de pé é um desafio: “Vou embora porque estou com sono, estou cansado (…) Isso é difícil, muito difícil .”

Escassez de alimentos

Após o colapso da sua agricultura, Cuba importa 80% dos alimentos que consome. E a falta de divisas do Estado tem complicado cada vez mais esse trabalho.

A oferta nas bodegas (lojas estatais de produtos básicos subsidiados), onde só se pode comprar o que corresponde à caderneta de abastecimento (cartão de racionamento), tem vindo a diminuir e são frequentes os atrasos na entrega de arroz, açúcar ou café .

Por outro lado, no incipiente setor privado, os produtos (importados) têm preços acima das possibilidades da grande maioria dos cubanos, como Catalina e Víctor.

Plano de ajuste

Para mudar o rumo da economia – ainda abaixo do nível de 2019 e com a expectativa de assinar o seu quinto ano consecutivo com um grande défice fiscal – o Executivo está a implementar um plano de ajustamento severo .

O programa inclui um aumento de 400% nos preços da gasolina , que entrou em vigor em 1 de março, e aumentos em serviços como água e eletricidade . Isto prevê mais dificuldades para o cidadão médio e mais inflação .

Os preços do mercado formal fixaram-se em 32,08% em fevereiro, depois de fecharem 2023 e 2022 acima dos 30%, e 2021 acima dos 77%. Os aumentos no mercado informal são ainda maiores e corroeram enormemente o poder de compra dos escassos salários do Estado.

Crise elétrica

A estes problemas soma-se a incapacidade do sistema eléctrico em produzir a energia que o país necessita , devido a avarias nas centrais e falta de combustível. Desde fevereiro, entre 20 e 45% da ilha fica às escuras todos os dias no horário de máxima procura.

Com informações Infobae

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )