Dia da mentira: Saiba como identificar um mentiroso compulsivo e por que ele mente

Dia da mentira: Saiba como identificar um mentiroso compulsivo e por que ele mente

No 1º de Abril, Dia da Mentira, pesquisa especial mostra informações sobre a chamada “mitomania”, que é um transtorno onde a pessoa mente compulsivamente. 

Esse comportamento, também chamado de mentira patológica, tem o seguinte perfil: 

1. Como são as mentiras contadas: 
– Geralmente mente de forma consciente e não se constrange mesmo quando suas mentiras são descobertas. Elas mentem para qualquer pessoa, em qualquer lugar, sobre qualquer tipo de assunto, seja importante ou trivial.

– A pessoa não se sente culpado ao mentir ou ser pego nas mentiras.

– Nas histórias, há um excesso de felicidade ou tristeza nas histórias que estão sendo inventadas; a pessoa costuma figurar como uma vítima ou um herói na história contada.

– Também pode ter respostas muito elaboradas para perguntas simples, tem diversas versões para uma mesma história. 

– O teor das mentiras da mitomania é fantasioso e extremo. A pessoa mente porque não consegue ficar sem contar a mentira, não consegue parar, ela não tem controle e não tem necessariamente um propósito para mentir.

– Quando um mentiroso compulsivo é confrontado, além de não se constranger, ele pode continuar mentindo e aumentando ainda mais a história irreal com justificativas. 

2. Os motivos que levam a pessoa a mentir: 
– Fatores psicossociais como baixa autoestima, dificuldade de autoaceitação, tentativa de se proteger de situações constrangedoras e o desejo de ser aceito no meio em que vive. 

– Os sinais da mitomania podem começar a aparecer tanto na infância quanto na adolescência

3. Tratamento
– O principal tratamento para a mitomania é a psicoterapia que, segundo a psicóloga, ajuda o paciente a identificar quais aspectos da vida o levam a buscar uma realidade fantasiosa.

Por 96 FM

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )