
Direita toma as ruas do Brasil no ‘7 de Setembro’; VÍDEOS
No feriado da Independência, neste domingo (7), manifestantes de direita e apoiadores do ex-presidente Bolsonaro organizaram atos em diferentes regiões do país com o lema “reaja, Brasil”. As mobilizações pediram anistia para os condenados pelos atos de ‘8 de janeiro’ e questionaram decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na Avenida Paulista, em São Paulo, a concentração contou com bandeiras do Brasil e até dos Estados Unidos. Uma enorme bandeira americana foi estendida em frente ao Masp. Faixas em inglês pediam ajuda a Donald Trump. Também houve mensagens exigindo o impeachment de Alexandre de Moraes.
O pastor Silas Malafaia, responsável por convocar o ato, esteve no carro de som ao lado de nomes de peso da política, como o governador paulista Tarcísio de Freitas, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o deputado Sóstenes Cavalcante e o governador de Minas, Romeu Zema.
No Rio de Janeiro, manifestantes ocuparam a orla de Copacabana com cartazes em apoio a Trump e contra o STF. Entre os discursos feitos no trio elétrico estavam os do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do governador Cláudio Castro e do deputado Alexandre Ramagem (PL), que também responde no Supremo por tentativa de golpe.
Os atos se espalharam ainda por capitais e cidades do interior. Em São Luís (MA), apoiadores promoveram motociata e carreata com bandeiras do Brasil, de Israel e dos EUA. Em Brasília, Uberlândia e Juiz de Fora (MG), além de Maceió e Goiânia, grupos levaram mensagens como “Anistia Já”, “Fora Moraes” e “Fora Lula”, além de gritos em defesa de “Deus, pátria e família”.
Enquanto isso, movimentos e partidos de esquerda também foram às ruas. O maior protesto ocorreu no centro de São Paulo, reunindo cerca de 8,8 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político (Cebrap) em parceria com a USP e a ONG More in Common.
Veja também: