EUA rejeitaram pedido de extradição de Allan dos Santos, diz senador
No plenário do Senado, Jorge Seif (PL-SC) afirmou hoje que a Justiça americana arquivou solicitação do regime brasileiro para extraditar o jornalista exilado
O senador Jorge Seif (PL-SC) disse hoje (7) que o governo dos EUA arquivou o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, feito pelo atual regime brasileiro. Durante a sessão plenária do Senado, Seif elogiou a decisão, ressaltando que Allan do Santos não cometeu crime algum e está sendo perseguido por fazer críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Para Seif, a recusa do governo americano em extraditar Allan é uma excelente notícia, tendo em vista que “o crime de opinião não existe em nossa Constituição, o que fica claro se lermos o artigo 5º e o artigo 220 da CF”. O senador afirmou:
“Allan dos Santos foi vítima de perseguição política, tendo sido obrigado a se refugiar nos Estados Unidos para manter-se livre. Viveu três anos longe da família, teve as contas bloqueadas e sua empresa de comunicação fechada por decisão do STF. Cancelamento de contas e redes sociais, bloqueio de universal de bens… Tudo isso, senhoras e senhores, nunca aconteceu no Brasil, mesmo no período mais grave da ditadura fascista de Vargas e na ditadura militar. (…) Sua filha padece da síndrome de West, decorrente de uma meningite. Quando congelaram os bens dele, sem qualquer prova de crime, Allan ficou impossibilitado de custear o tratamento da sua filha doente, que até hoje [está] sem andar, sem comer e se alimentando por sonda.”
“Num país em que o Estado ou qualquer de seus órgãos revoga a liberdade de imprensa, com fechamento de veículos de comunicação, me parece que nós não estamos mais numa democracia plena. Mas Allan dos Santos, ao invés de se calar ou acovardar, escolheu permanecer fiel a suas convicções e sua coragem. Mas felizmente – e essa é a boa notícia que eu venho trazer – a ordem de prisão extradição decretada pela nossa Justiça foi ignorada pelas autoridades americanas desde o primeiro envio – e ontem a justiça americana arquivou o pedido de extradição expedido pelo nosso STF entender que não existe o mínimo embasamento probatório de que o jornalista Allan dos Santos tenha cometido qualquer crime, a não ser o crime de opinião.”
Jorge Seif informou ainda que diversos parlamentares devem comparecer no próximo dia 12 a uma audiência convocada pela Comissão de Direitos Humanos do Congresso dos EUA, em que os parlamentares americanos terão oportunidade de conhecer toda a longa série de perseguições ao jornalista Allan dos Santos e a outros brasileiros que ousaram criticar o Supremo Tribunal Federal e seus inquéritos abusivos.
O senador de Santa Catarina concluiu sua fala com as seguintes palavras:
“Viva a liberdade de expressão! Viva a imprensa livre!”