Europa: 23 países estão abertos a brasileiros sem restrições

Europa: 23 países estão abertos a brasileiros sem restrições

Enquanto vários lugares do mundo registram recordes de casos de covid-19, brasileiros não encontram dificuldades para viajar a países da Europa. Levantamento do Poder360 mostra que 41 países permitem a entrada de passageiros partindo do Brasil.

Entre eles, 23 estão abertos a brasileiros sem restrições, ou seja, sem isolamento ou testes para a covid-19, desde que eles estejam completamente vacinados contra a doença. No início de dezembro de 2021, eram 25.

Governos da Áustria, Eslovênia, Finlândia, Holanda, Kosovo e Romênia exigem, além da imunização completa, testes para a entrada em seus territórios. O Reino Unido coloca como requisito a realização de um teste depois da chegada ao país. É necessário reservar e pagar pela testagem antes de embarcar.

Em contrapartida, Estônia, Irlanda, Islândia e Sérvia relaxaram as restrições e permitiram a entrada de brasileiros somente com a apresentação do comprovante de vacina. A Rússia abriu as fronteiras para o Brasil, mas determina como critério apenas a realização de um teste de até 48h antes do voo.

Para comprovar a imunização, é preciso ter um certificado redigido em inglês que garanta a aplicação das doses. É possível emitir o documento por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. 

CORONAVAC

Para os países da UE (União Europeia), a agência reguladora de medicamentos (EMA) considera que só viajantes imunizados com vacinas da AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen podem obter o passaporte de vacinação e entrar no bloco.

Os países, no entanto, não precisam seguir a recomendação e podem executar as próprias legislações. Dessa forma, algumas nações do bloco permitem a entrada de pessoas imunizadas com a CoronaVac. Esse é o caso da Alemanha, Áustria e França. Mas há critérios.

Somente viajantes com “um motivo importante” podem desembarcar na Alemanha. O país ainda exige a apresentação de um teste de covid-19 de até 48h. Na França, vacinados com a CoronaVac precisam ter tomado uma dose de reforço da vacina da Pfizer ou da Moderna.

Já na Áustria, bares, restaurantes e hotéis não aceitam a CoronaVac. Nesses casos, é possível apresentar um teste negativo de covid. O exame é oferecido gratuitamente no país. A possibilidade está restrita no momento por causa do lockdown com abrangência nacional para não vacinados, mas deve ser encerrada na próxima semana.

Eis a lista dos 24 países da Europa (de dentro e fora da UE) que aceitam a CoronaVac:

  • Moldávia;
  • Ucrânia.

BRASILEIROS BARRADOS

São 10 países da Europa que barram a entrada de brasileiros. Há exceções para cidadãos ou residentes, com permissão para desembarcar mesmo partindo do Brasil.

Créditos: Poder360

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )