Forças Armadas avaliam deixar comitê do TSE sobre eleições

Forças Armadas avaliam deixar comitê do TSE sobre eleições

Integrantes da cúpula das Forças Armadas avaliam a possibilidade de deixar de integrar o Comitê de Transparência Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a ampliação da tensão entre as duas instituições. A informação é da CNN Brasil, com base em fontes militares.

O Exército, por exemplo, a maior das três forças, entende que sair do comitê do TSE seria positivo.

No entanto, de acordo com a CNN Brasil, “avalia que seria necessário construir politicamente a saída, o que passa pela mensagem de que o trabalho feito no comitê foi técnico e que desde o início houve colaboração das forças no comitê”.

A decisão sobre saída ou permanência passa por um cálculo político a ser realizado pelo ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, e pelo Palácio do Planalto.

A depender da forma como essa saída fosse feita, o receio é de que se reforce a ideia –contestada nos bastidores pelas forças — de que elas viraram instrumento político-eleitoral do presidente Jair Bolsonaro.

A leitura nas forças é que a rejeição das propostas da Defesa ao processo eleitoral já era esperada, dado o grau de politização que o assunto alcançou, inviabilizando uma análise mais detalhada das propostas.

Como o presidente do TSE convocou uma reunião do comitê para o próximo dia 20 de junho, as forças deveriam avaliar até lá se permanecem ou não no colegiado.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )