Forças Armadas são orientadas a ‘atacar’ e ‘desacreditar’ processo

Forças Armadas são orientadas a ‘atacar’ e ‘desacreditar’ processo

Neste domingo (24), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso fez graves acusações sobre as Forças Armadas no processo eleitoral no País.

A declaração do ministro do STF ocorreu durante participação por vídeoconferência em um seminário sobre o Brasil promovido pela universidade Hertie School, de Berlim, na Alemanha.

“Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, disse Barroso.

“Todos nós assistimos repetidos movimentos para jogar as Forças Armadas no varejo da política. Isso seria uma tragédia para a democracia e para as Forças Armadas, que levaram três décadas para se recuperar do desprestígio do regime militar e se tornarem instituições respeitadas”, disse o ministro do STF.

“Tenho uma expectativa de que elas não se deixem seduzir por esse esforço que eu vejo de jogá-las nesse universo, a fogueira das paixões políticas. Até agora, o profissionalismo e respeito à Constituição têm ocorrido, mas não deve passar despercebido que militares admirados foram afastados: general Santos Cruz, Fernando Azevedo, os três comandantes das Forças”, prosseguiu o ministro.

“É preciso ter atenção a esse retrocesso cucaracha de voltar à tradição latino-americana de colocar Exército envolvido com política”, acrescentou ele.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )