Fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo dobrou na pandemia, mostra pesquisa

Fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo dobrou na pandemia, mostra pesquisa

Em contrapartida, a pobreza aumentou

A pandemia do novo coronavírus aumentou o patrimônio dos 10 homens mais ricos do mundo. A informação consta em levantamento da ONG britânica Oxfam, publicado nesta segunda-feira, 17. Conforme a pesquisa, a fortuna dessas pessoas saltou de US$ 700 bilhões para US$ 1,5 trilhão.

Em linhas gerais, o grupo se tornou seis vezes mais rico que os 3,1 bilhões de pessoas mais pobres do mundo, salientou a Oxfam, no relatório anual que divulga para embasar discussões no Fórum Econômico Mundial de Davos. Além disso, um novo bilionário surgiu a cada 26 horas desde o início da pandemia.

Enquanto isso, 160 milhões de pessoas foram empurradas para a pobreza devido aos lockdowns. “A pandemia tem sido uma bonança bilionária”, declarou a diretora-executiva da Oxfam Internacional, Gabriela Bucher. “Quando os governos injetaram trilhões na economia e nos mercados financeiros para apoiar a economia, muito disso foi para os bolsos dos bilionários”.

O desenvolvimento de vacinas tem sido uma das histórias de sucesso da pandemia, porém Gabriela argumenta que foram “acumuladas pelos países ricos” que buscam proteger os monopólios farmacêuticos.

No Brasil, as medidas de isolamento social aceleraram o agravamento da crise social e econômica. A Oxfam ressaltou que, de abril de 2020 a abril de 2021, estima-se que 377 brasileiros perderam o emprego por hora; no pior momento da crise, quase 1,4 mil brasileiros foram demitidos por hora e o Brasil registrou recorde de 14,4 milhões de desempregados em abril de 2021. Quase 600 mil empresas faliram, prejudicando sobremaneira os indicadores de emprego.

Lista dos 10 homens mais ricos do mundo

  1. Elon Musk (CEO da Tesla);
  2. Jeff Bezos (CEO da Amazon);
  3. Bernard Arnault e família (CEO do grupo LVMH);
  4. Bill Gates (fundador da Microsoft);
  5. Larry Ellison (co-fundador da Oracle);
  6. Larry Page (co-fundador do Google);
  7. Sergey Brin (co-fundador do Google);
  8. Mark Zuckerberg (CEO da Meta/Facebook);
  9. Steve Ballmer (ex-CEO da Microsoft);
  10. Warren Buffett (CEO da Berkshire Hathaway).

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )