GESTORES DE CIRCUITOS TURÍSTICOS DE 712 MUNICÍPIOS SE REÚNEM A CONVITE DA SECULT-MG

GESTORES DE CIRCUITOS TURÍSTICOS DE 712 MUNICÍPIOS SE REÚNEM A CONVITE DA SECULT-MG

O encontro marcado para amanhã (22) acontecerá pela segunda vez no Palácio das Artes a convite da SECULT-MG

Mineiridade no Pós-Pandemia: Por Cidades mais Culturais e Atrativas para as Pessoas, este é o lema do evento que reúne prefeitos, secretários e gestores culturais e de turismo em BH

Tudo pronto para o 2º Encontro Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. Começa amanhã terça-feira dia 22 de março no Palácio das Artes, às 8h.

A promoção é do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult-MG.

Participarão, além de gestores dos circuitos, secretários municipais de turismo e cultura de 712 cidades. Até hoje foram inscritos 990 gestores, secretários e prefeitos. Participação recorde.

Um dos temas principais do evento será a Urbanidade e Mineiridade no Pós-Pandemia: “Por Cidades mais Culturais e Atrativas para as Pessoas”. A iniciativa conta o apoio do Descentra Cultura, do Reviva Turismo, Governo de Minas, Associação Mineira de Municipios – AMM, Circuito Liberdade e Secult-MG. O primeiro encontro teve a participação de 750 gestores, prefeitos e secretários, e aconteceu no dia 7 de dezembro de 2021, uma terça-feira.

Foto: Governador Romeu Zema no 1o Encontro em dezembro de 2021

Para o segundo dia de evento, quarta-feira (23), serão apresentados estudos de casos, destacando o Marketing da Miniridade; IGRS Turismo e Cultura – Transversalidade; Fomento e Leis de Incentivo, ICMS Turístico e do Patrimônio – Desburocratização. No último encontro o governador Romeu Zema esteve presente. Ele é esperado amanhã pelos participantes.

Serão feitos também Encontros Setoriais: Encontro Gestores das IGR´s; Encontro Redes de Gestores Municipais; Lançamento do Ano da Mineiridade; Edital Cemig Mineiridade; Anúncio Pinacoteca de Minas Gerais. É a segunda vez que a rede se reúne para debater o turismo e a cultura com suas transversalidades em clima de cooperação mútua.

Foto: Gestores que participaram do 1o Encontro

Circuitos existem há 21 anos

Na oportunidade serão atualizadas às certificações dos Circuitos dando caráter oficial a cada um deles, os que ainda não possuem, destacando as riquezas locais, com a valorização dos agentes que são atores indispensáveis para que o setor funcione organizadamente e possa gerar emprego, renda e oportunidades. Os circuitos turísticos já existem há 21 anos, e esta é a segunda vez que eles se reúnem em Belo Horizonte no Palácio das Artes.

Trata-se de uma rede com 712 municípios, cada um com o seu papel no turismo e na cultura que participam deste grande projeto, e que precisam ser ouvidos: “Recebi em dezembro de 2021, ordem do governador Romeu Zema para que a Secult encontrasse meios para estar perto dos prefeitos atendendo às suas demandas, e estou cumprindo”, relata o incansável e carismático secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.

Com apenas 36 funcionários para atender todos os 712 municípios do Estado de Minas Gerais que aderiram aos Circuitos Culturais e Turísticos, o Secretário divide suas tarefas com a secretária adjunta de Turismo, Milena Pedrosa e com o secretário adjunto de Cultura, Bernardo Silviano Brandão que deve deixar o cargo para disputar uma cadeira no Legislativo Estadual. “São 10 mil km de estrada todos os meses para estar perto dos prefeitos e secretários de cultura e turismo”, foi o que afirmou o titular da pasta, Leônidas Oliveira.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte confirma o sucesso do turismo mineiro

Durante o ano de 2021, mesmo com a pandemia, desceram em Confins 19 milhões de pessoas para fazer turismo cultural em Minas. Os números são da BH Airport, concessionárias do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte que vem conquistando prêmios internacionais de excelência em gestão aeroportuária. “Minas é o primeiro estado do Brasil com representação na Europa e com um plano que vem sendo cumprido à risca”, destaca a subsecretária Milena Pedrosa.

O turismo no Estado é diversificado e como sugere o refrão, “Minas são Muitas”, com destaque para as cidades barrocas, o lago de Furnas (Mar de Minas), o queijo, o turismo de aventura, a cozinha, as cachoeiras e cânions, o patrimônio cultura hidrotermal que é o maior do mundo. Além é claro, da cachaça, do Mercado Central de BH, os bares, as cachoeiras e do mais importante, o “idioma Mineirês”. Minas é a caixa d`água do Brasil e berço da cultura nacional.

Por José Aparecido Ribeiro – jornalista e presidente da Abrajet-MG

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )