Governo dos EUA proíbe uso do TikTok

Governo dos EUA proíbe uso do TikTok

A medida foi adotada pelo Canadá, Comissão Europeia e outros estados americanos

O governo dos Estados Unidos (EUA) deu 30 dias de prazo para os funcionários de todas as agências federais desinstalarem o aplicativo TikTok, conhecido pelos vídeos curtos e popular entre os adolescentes. A medida é semelhante a adotadas por Canadá, Comissão Europeia e por mais da metade dos estados americanos.

Shalanda Young, diretora do Departamento de Administração e Orçamento da Casa Branca, fez o pedido às agências federais para “remover e proibir instalações” do aplicativo chinês e “proibir o tráfego de internet” dos dispositivos governamentais no TikTok.

Os republicanos querem pautar um projeto de lei que dará ao presidente Joe Biden o poder de banir o TikTok dos EUA. A legislação, proposta pelo congressista Mike McCaul, visa contornar desafios que o governo poderia enfrentar na Justiça caso avance com sanções contra a empresa.

Em dezembro de 2022, o Congresso dos EUA aprovou uma lei que proíbe o TikTok nos dispositivos do governo devido a supostas ameaças à segurança nacional. A chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, nega qualquer ingerência de Pequim.

Em reação à decisão, a China afirmou que os EUA estão exagerando e abusando do poder do Estado para inibir empresas estrangeiras. “Somos firmemente contra essas ações equivocadas”, disse um porta-voz do Ministério do Exterior chinês.

No começo de fevereiro, a parlamentar britânica Alicia Kearns pediu aos os ingleses para excluírem o aplicativo dos celulares, pois há fortes evidências de que o aplicativo chinês está coletando informações e dados de usuários do Reino Unido para fins de Inteligência.

Dias depois, a União Europeia decidiu proibir o uso do aplicativo nos telefones corporativos e nos telefones pessoais de funcionários da União Europeia, além de equipamentos registrados nos sistemas da UE.

Na manhã da quinta-feira, 23, um e-mail com a instrução foi enviado a todos que trabalham para a Comissão Europeia. A informação foi confirmada por Thierry Breton, diretor de Mercado Interno da comissão.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )