Governo Lula não vai participar do maior evento do agronegócio do país

Governo Lula não vai participar do maior evento do agronegócio do país

O ministro da Agricultura não irá a abertura da Agrishow

Pela primeira vez em 28 edições, a abertura do maior evento do agronegócio do Brasil (e da América Latina) não terá um representante do governo federal. Em 2023, o presidente Lula não será representado na Agrishow.

A feira está marcada para ocorrer entre 1º e 5 de maio em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura do governo Lula, alega que foi desconvidado da abertura da Agrishow, depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou participação no evento.

Os representantes da exposição, entretanto, negam um eventual desconvite. Francisco Maturro, que preside a exposição, tenta convencer Fávaro a participar. Ele garantiu ao ministro que Bolsonaro não participará do palco destinado às autoridades constituídas na abertura.

MST afasta governo Lula da Agrishow

Outro motivo, contudo, pode ter afastado o governo Lula da Agrishow: a proximidade do PT com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que pode ser alvo de questionamentos dos produtores rurais e da imprensa. O grupo promove invasões de propriedades privadas produtivas no país.

De acordo com o jornal o Estado de S.Paulo, 11 fazendas foram invadidas pelo movimento apenas em abril. Também neste mês, o governo Lula levou João Pedro Stédile, um dos líderes nacionais do MST, em sua comitiva oficial à China. Durante a viagem, o sem-terra disse que as invasões ocorreriam neste e em outros meses.

Além disso, o ministro da Agricultura de Lula participou do evento que marcou a abertura da colheita da soja do MST. Ele ocorreu em uma fazenda no Paraná, em fevereiro. Durante o ato, o ministro fez elogios ao movimento.

“Tenham em mim um grande aliado para cumprir um papel importante de acabar com o preconceito que existe nesse país contra o MST”, declarou o Fávaro no Paraná. “Um movimento legítimo e que sonha pela terra.”

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )