Os presentes recebidos por Lula e Janja

Os presentes recebidos por Lula e Janja

Lista inclui relógio da Arábia Saudita e vasos da China

Desde o começo do mandato, o presidente Lula e a primeira-dama Janja receberam mais de 200 presentes, informou o jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo, 26. A lista inclui objetos recebidos até 12 de junho.

Entre os 231 itens, há relógios, esculturas, quadros, camisetas e bonés. Parte deles (63) foi dado por autoridades estrangeiras. Da China, vieram vasos ornamentais; dos Emirados Árabes, um relógio de mesa; e, da Espanha, um jogo de xadrez.

O restante, Lula e Janja ganharam de associações ou empresas nacionais. Desses, a maior parte foi dada por populares e tem valor simbólico. Ao todo, a lista inclui 30 camisetas (sendo seis de times de futebol), 13 canetas, 12 esculturas e 12 pinturas. Também há na lista objetos como azulejo, bracelete, xale, adorno de cabeça, lenço, copo, moeda, imagens devocionais e leque.

Presentes dado a Lula e Janja são catalogados

Os bens recebidos por qualquer presidente da República devem ser cadastrados. Inicialmente, ficam sob responsabilidade da Diretoria de Documentação Histórica, que faz parte do gabinete da Presidência.

O órgão analisa o que vai para o acervo pessoal do presidente e o que deve ser incorporado ao patrimônio da União. Apenas os itens desse último grupo têm seu valor avaliado.

O recebimento de presentes se tornou polêmico depois da apreensão de joias dadas pela Arábia Saudita a Michelle Bolsonaro, avaliadas em mais de R$ 5 milhões.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )