Há um limite em que a liberdade de expressão se torna um risco, diz Barroso

Há um limite em que a liberdade de expressão se torna um risco, diz Barroso

Em uma conferência promovida pela Faculdade Getúlio Vargas, ministro do STF citou as instituições e a integridade das pessoas

O ministro Luís Roberto Barroso, durante conferência sobre liberdade de expressão e democracia em evento da FGV Direito SP e FGV Editora em São Paulo - 02/05/2022 | Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 2, que a liberdade de expressão tem de ser “ponderada com outros valores”.

O juiz do STF participou do evento “Owen Fiss e a ironia da liberdade de expressão”, promovido pela Faculdade Getulio Vargas.

“Há um limite em que a liberdade de expressão se transforma em um risco para a integridade das pessoas e das instituições”, afirmou o magistrado.

“É nessa hora que ela precisa ser ponderada com outros valores”, disse, sem mencionar quais. No evento, Barroso também discorreu sobre o regime militar.

Segundo o juiz do STF, ele só compreendeu o “Brasil real” a partir de 1975, com a notícia da morte do jornalista Vladimir Herzog, morto durante o governo militar.

O ministro ressaltou que a polarização “sempre existiu na história da humanidade” e que as dualidades políticas “sempre vão existir”.

Contudo, o magistrado salientou que “não se podem aceitar a violência e a intolerância ao outro”. “Na democracia, a verdade não tem dono”, observou Barroso.

“A verdade é plural. Existem muitos pontos de observação na vida. A gente deve ser capaz de conviver com quem pensa diferente.”

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )