Inadimplência volta a subir e alcança 6,7 milhões de empresas em janeiro, mostra Serasa

Inadimplência volta a subir e alcança 6,7 milhões de empresas em janeiro, mostra Serasa

O mês de janeiro de 2024 fechou com 6,7 milhões de empresas endividadas no Brasil – 300 mil a mais que o mesmo período do ano passado, somando o equivalente a R$ 127,8 bilhões. Em média, cada negócio inadimplente possuía 7,1 contas atrasadas.

Os dados são do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, antecipados para a Istoé Dinheiro.

“O aumento da inadimplência das companhias em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano (IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar), refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.”

Setor de serviços é o mais negativado

Os números do Serasa também mostram os segmentos de atuação das empresas negativadas e o setor de serviços lidera o ranking:

  • Serviços 54,9%
  • Comércio 36,4%
  • Indústria 7,5%
  • Primário 0,8%
  • Outros 0,4%

Na visão por regiões, os top cinco estados com mais empresas inadimplentes em janeiro foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Já os estados que menos registraram contas em atraso foram Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Veja, a seguir, o gráfico com dados de todas as Unidades Federativas (UFs):

Fonte: Serasa Experian

Do total de 6,7 milhões de empresas inadimplentes em janeiro, 6,3 milhões foram de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), das quais somavam 43,7 milhões de dívidas e indicavam a média de 6,9 contas atrasadas.

Por Istoédinheiro

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )