Invasões de terra dispararam 313% no primeiro ano do governo Lula

Invasões de terra dispararam 313% no primeiro ano do governo Lula

Curiosamente, o aumento das invasões sob o governo Lula supera até mesmo a quantidade total registrada durante os quatro anos do governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro (PL)

O primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi registrado com um crescimento acentuado em invasões de terra no Brasil. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o número de invasões de propriedades públicas e privadas alcançou 72 ocorrências entre janeiro e dezembro de 2023. Este dado representa um aumento de 313% em comparação com 2022, que teve 23 casos registrados.

Curiosamente, o aumento das invasões sob o governo Lula supera até mesmo a quantidade total registrada durante os quatro anos do governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro (PL). No período de 2019 a 2022, foram contabilizadas 62 invasões, evidenciando que o ano de 2023 superou essa marca em dez ocorrências.

Apesar deste cenário, João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), expressou descontentamento com o ano de 2023. Em um vídeo publicado no site oficial do MST, Stedile descreveu o ano como o “pior da história” do movimento, no que diz respeito ao número de famílias assentadas – o principal objetivo das invasões de terra. Ele revelou ter grandes expectativas com o governo Lula, mas lamentou a falta de recursos para assentar as famílias sem-terra.

Este panorama evidencia um contraste entre a quantidade de invasões de terra e a eficácia em atingir os objetivos do MST, destacando-se como um desafio significativo no primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações de Pleno News

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )