Liberdade de Valdemar depende de audiência de custódia no STF

Liberdade de Valdemar depende de audiência de custódia no STF

Presidente do PL dormiu na carceragem da PF em Brasília e pode seguir para casa ou para presídio

Um dia depois de ser preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e de uma pepita de ouro, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, passará por audiência de custódia, nesta sexta-feira (9), após passar a noite na carceragem da Polícia Federal (PF), em Brasília. Na audiência marcada para esta manhã, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) definir se liberta o líder do maior partido de oposição a Lula (PT) no Congresso Nacional, ou converte sua prisão em preventiva e o encaminha para um presídio.

Valdemar recebeu ordem de prisão, ao ser alvo de mandados de busca e apreensão da Operação Tempus Veritatis, que o investiga pelo suposto uso do PL para financiar um plano de golpe de Estado, em 2022, que visava garantir a permanência de Jair Bolsonaro (PL) como presidente da República.

Pesa contra o cacique do PL a pepita de 39,18 gramas de ouro bruto, com 95,26% de pureza, avaliada em cerca de R$ 12 mil. Porque a falta de demonstração clara de sua origem caracterizaria crime de usurpação mineral, que é inafiançável.

Ontem, sua defesa questionou publicamente como Valdemar poderia ser detido por ser portador de uma pedra de baixo valor e guardada há anos como relíquia. E também destacou que a arma encontrada pela PF seria registrada, com uso permitido, pertencente a um parente próximo do presidente nacional do PL e esquecida há anos no apartamento dele. Além de concluir não haver fato relevante que corrobore com o avanços das investigações na Tempus Veritatis.

Por Diário do Poder

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )