Lula diz esperar compreensão do PT sobre aliança com Alckmin

Lula diz esperar compreensão do PT sobre aliança com Alckmin

Ex-presidente citou ainda aguardar que ex-tucano escolha legenda que esteja no mesmo palanque que petistas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República na disputa deste ano, disse esperar a compreensão de seu partido sobre uma possível aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. 

Em entrevista à rádio CBN Vale, de São José dos Campos, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (26), 

“Espero que Alckmin escolha um partido político adequado que faça aliança com o PT. Espero que o PT compreenda a necessidade de fazer aliança”, disse o ex-presidente. 

Para uma possível aliança com o PT de Lula, Alckmin deixou o PSDB, partido pelo qual disputou à Presidência da República em 2006 contra Lula. O ex-tucano permaneceu por 33 anos na legenda e governou São Paulo por quatro mandatos, tendo como oposição principal o PT. 

Debate entre Lula e Alckmin em 2006 teve momentos de tensão 

Entre 1995, quando Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência, até a saída de Dilma Rousseff, em 2016, PSDB e PT foram os principais adversários da política brasileira. 

Em 1994 e 1998, FHC venceu as eleições presidênciais no primeiro turno. Lula terminou na segunda colocação nas duas oportunidades. Já em 2002, o petista venceu a primeira. Naquele ano, Lula venceu o tucano José Serra no segundo turno. Quatro anos depois, Lula derrotou Geraldo Alckmin no turno decisivo. Nas eleições seguintes, Dilma Rousseff venceu José Serra e Aécio Neves, respectivamente. 

Em 2006, Lula e Alckmin realizaram bons debates no segundo turno. Mas também ocorreram trocas de ofensas. 

Alckmin, por exemplo, questionou Lula sobre gastos do cartão corporativo em debate da TV Band, e o petista não gostou.

“Não seja leviano. Não seja leviano. Não seja leviano. A única coisa boa que o Fernando Henrique Cardoso criou no governo dele foi examente o cartão corporativo. Pergunta (sic) para o Fernando Henrique Cardoso. Aliás, vocês não trouxeram ele aqui por quê? Vergonha?”, respondeu o petista. Enquanto isso, Alckmin exigia “respeito”. 

À época, o agora ex-tucano chamou de mentirosa a fala de Lula sobre possível privatização da Petrobras em eventual governo tucano. 

O Telecatch de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin; Entenda

Por OTempo

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )