Marcelo Queiroz prestigia abertura do 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas
Marcelo Queiroz, empresário no município de Manhuaçu e pré-candidato a Deputado Estadual prestigia o 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas
Considerado um dos principais do país, o Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu está completando seus 25 anos.
A abertura do 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no Complexo Esportivo do Boston City, em Manhuaçu.
Marcelo Queiroz, CEO do grupo RQ, um grupo que possui empresas em Manhuaçu, sendo a mais conhecida a Navelli Fiat, prestigiou a abertura do evento.
Marcelo, como pré-candidato a Deputado Estadual em Minas Gerais, já tem feito contato com lideranças de Belo Horizonte e também no Vale do Jequitinhonha, cidades do Alto Paranaíba, inclusive na cidade de Patrocínio, terra de origem de sua família.
Durante o dia palestras foram ministradas sobre todas as etapas do plantio, colheita e comercialização.
Lideranças de entidades e instituições, personalidades importantes da cafeicultura nacional ligadas ao agronegócio, também participaram do evento, que segue até quinta-feira (7), com exposição de empresas que estão ofertando produtos a preços diferenciados.
PROGRAMAÇÃO PARA AMANHÃ 07/04 – QUINTA-FEIRA
08:30 – Encontro das Mulheres da Cafeicultura, palestra: Gestão e motivação com Tatiana Vasques Neuropsicopedagoga (Espaço Crescer)
Palestra: Políticas públicas para as mulheres na cafeicultura com Cíntia Matos, Gestora Clac/ Fairtrade Brasil / Presidente da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC)
Painel Diversidades
Negra Jô – Cultura, racismo e preconceitos
Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil
Ana Rosa Campos: Violência contra a mulher
Escrivã da Polícia Civil e Criadora do Chame a Frida
Jessica do Carmo: Mulheres – técnicas no campo
ATEG Café – FAEMG – Senar Minas
Mulheres em destaque – Homenagens
Painel: Mercado e custos de produção
14:00 – Palestra: Mercado e conjuntura atual com Paulo de Souza Oliveira Júnior, ex-vice-presidente da BM&F BOVESPA, ex-vice-presidente do comitê de mercados da Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI), mediador: Sebastião Brinate – FAEMG/Senar;
15:00 – Palestra: Para onde vai o mercado de café em 2022 – Tendência de preços e estratégias de comercialização, economista especializado em mercados Gil Barabach, mestre em Economia do Desenvolvimento e Analista da Safras & Mercado, mediador: Leo Gardingo (Gardingo Trade).
15h50 – Apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)
Ações de prevenção contra acidentes de trabalho, uso de EPI, tratamento oportuno e adequado, assistência e recuperação das vítimas.
Diretor da SRS Manhuaçu – Juliano Estanislau
Equipe do Cerest Regional
16:00 – Palestra: Impactos da dependência por importações de fertilizantes nos custos de produção do café, Maísa Romanello, engenheira Agrônoma pela ESALQ – USP com experiência em análise do mercado de insumos agrícolas e analista da Safras & Mercado, mediador: Fernando Cerqueira (Presidente da Coocafé).
Auditório 2 minicursos
07/04 – Quinta-feira
09:30 – Manejo Integrado de Pragas do Cafeeiro, professor Flávio Neves Celestino – IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu;
10:30 – Estratégias para nutrição e manejo da lavoura de café e a alta dos insumos com o eng. agrônomo Thiago Braga de Oliveira (Emater MG);
14:00 – Manejo de Doenças do Cafeeiro, uma abordagem prática, professora Tatiane Paulino da Cruz – IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu
15:00 – Certifica Minas Café e a Gestão da Propriedade Cafeeira, eng. agrônomo Ronald Baião de Oliveira – (Emater MG)
As inscrições para os minicursos e atividades serão coordenadas pela Emater-MG e pelo Instituto Federal Sudeste MG.
Por Redação