Marinha ucraniana faz apelo de última hora para evacuação de Mariupol

Marinha ucraniana faz apelo de última hora para evacuação de Mariupol

‘Provavelmente estamos enfrentando nossos últimos dias, se não horas’, diz Serhiy Volyna em um vídeo dirigido ao presidente Biden e outros líderes mundiais

O comandante de uma unidade de fuzileiros navais ucranianos fez um apelo urgente de última hora para que mulheres e crianças ucranianas, juntamente com fuzileiros navais feridos, abrigados na Azovstal Iron and Steel Works sejam evacuados para um terceiro país neutro, já que o prazo russo para entregar Mariupol se aproximava nesta quarta-feira (20)

“Este é o nosso apelo ao mundo… provavelmente estamos enfrentando nossos últimos dias, se não horas”, disse o major Serhiy Volyna, comandante da 36ª Brigada de Fuzileiros Navais Separada em um vídeo postado no Facebook , de acordo com uma tradução postada com o vídeo.

“Estamos defendendo apenas um objeto, a usina Azovstal, onde, além de militares, também há civis que foram vítimas desta guerra”, acrescentou o comandante da marinha. Ele disse que havia “mais de 500 feridos” na usina e “centenas” de civis abrigados no prédio. 

Vídeos não verificados de mulheres e crianças que seriam bunkers sob a fábrica de Azovstal em Mariupol circulou nos últimos dias.

Moscou deu às forças ucranianas vários prazos para entregar a usina e partir sem suas armas. O último estava programado para expirar às 14h, horário de Moscou (11h GMT) em 20 de abril.

“Apelamos a todos os líderes da palavra para nos ajudarem”, e extraímos os fuzileiros navais e civis para um estado terceiro, implorou Volyna. Ele marcou o presidente dos EUA Joe Biden, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson e o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan no post do Facebook.

O comandante apelou anteriormente ao Papa Francisco para ajudar a evacuar civis de Azovstal.

As tropas desafiaram os prazos anteriores que a Rússia impôs, exigindo que se rendessem ou morressem.

A Fábrica de Ferro e Aço Azovstal já foi o local de uma das maiores fábricas metalúrgicas da Europa, mas desde o início da guerra, há mais de 50 dias, tornou-se um símbolo de resistência da cidade.

A rede de túneis subterrâneos da usina tornou-se o lar de moradores de Mariupol que buscam abrigo da barragem de bombardeios e uma base para várias unidades militares.

Apesar de semanas de intenso bombardeio que resultou na morte de mais de 20.000 moradores de Mariupol, de acordo com o prefeito Vadym Boychenko, as forças russas não conseguiram tomar a cidade estrategicamente importante.

Um conselheiro das forças separatistas apoiadas pela Rússia na região de Donetsk disse que os túneis de Azovstal foram um dos principais contribuintes para as tentativas fracassadas da Rússia de sitiar completamente a cidade, alegando que eles poderiam resistir “até [um] ataque nuclear”.

A Rússia lançou uma ofensiva em grande escala no leste da Ucrânia nesta semana, depois de desviar de ataques amplos em todo o país, incluindo um ataque maciço à capital Kiev. 

Veja Vídeo: Mariupol em escombros

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )