Ministério do Turismo percorre trilha da “Semana Santa” no país
Após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, a celebração da Paixão de Cristo tem marcado o seu retorno em diversos pontos do país. A tradicional encenação, que revive a morte e ressurreição de Jesus, é o ponto alto de uma das principais festas do calendário religioso cristão, e ainda reúne milhares de turistas que vão professar a sua fé. Para conhecer um pouco mais das festas relacionadas à data de norte a sul do Brasil, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma trilha com informações de algumas das principais celebrações. Segue o passo!
Começando pelo Centro-Oeste do país, a cidade-satélite de Planaltina (DF) realizará nesta sexta-feira (15.04) a Paixão de Cristo no Morro da Capelinha. A celebração, aclamada na capital federal e região, espera reunir um público de 100 mil pessoas, e será transmitida no canal do YouTube do Grupo Via Sacra, idealizador do projeto. Em Goiás, a Cidade de Goiás promoverá nesta quarta-feira (13.04) a Procissão do Fogaréu, patrimônio imaterial do estado. A apresentação, que simboliza a prisão de Jesus Cristo, traz 40 homens que compõem os farricocos encapuzados andando pelas ruas com tochas acesas e cantos em latim.
No Norte, o município de Mucajaí, em Roraima, realiza desde o último domingo (10.04) a sua celebração. Neste ano, o evento traz grandes nomes das artes cênicas e da música nacional. De acordo com a prefeitura da cidade, organizadora do evento, a ideia é promover a encenação da forma tradicional. Sendo assim, os telespectadores poderão assistir a cenas como a entrada no templo, a grande ceia, a passagem pelo Monte das Oliveiras, a caminhada para crucificação e ressurreição. A cerimônia contará com protocolos de segurança como uso de álcool gel e distanciamento entre as pessoas na plateia.
Pernambuco é a sede de um dos maiores eventos do Nordeste e do Brasil: A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A peça teatral, que volta a ser realizada após dois anos, conta a vida de Jesus em nove palcos-plateia em cidade cenográfica de 100 mil m². Desde 1968, durante a Semana Santa, o palco gigantesco recebe cerca de 60 mil pessoas neste que é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. Ao longo dos anos, o espetáculo Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior.
O Sudeste, por sua vez, tem em Aparecida (SP), o seu principal destino para o período. No maior santuário católico do Brasil – com área total de 1,3 milhão de metros quadrados e quase 143 mil metros quadrados de área construída – a programação da Semana Santa começou no domingo de Ramos (09.04) e segue até o domingo de Páscoa (17.04). O momento mais esperado pelos romeiros é a encenação da Paixão de Cristo, marcada para às 9h de sexta-feira (15.04) que, neste ano, terá como mote as reflexões sobre a paz mundial.
Finalizando o nosso roteiro, chegamos à cidade de São Mateus do Sul, no Paraná. A cidade celebrará entre os dias 14 e 15 de abril o período no Parque Municipal de Exposições. Segundo a prefeitura local, a peça teatral contará com um elenco de mais de 100 pessoas e investimentos em cenário, luzes e figurinos que darão mais emoção ao público presente. A entrada estará condicionada a doação de 1Kg de alimento que será para uma grande ação de distribuição para famílias em vulnerabilidade social.
CALENDÁRIO DE EVENTOS – Além destes eventos, o Ministério do Turismo disponibiliza em seu portal um Calendário Nacional de Eventos. Lá, os internautas podem conferir quais festas, festivais e outras celebrações estarão disponíveis em cada mês e os gestores municipais ou do setor privado podem cadastrar festividades. Para inscrever uma festa gratuitamente, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.
Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo. Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo