Ministério do Turismo percorre trilha da “Semana Santa” no país

Ministério do Turismo percorre trilha da “Semana Santa” no país

Após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, a celebração da Paixão de Cristo tem marcado o seu retorno em diversos pontos do país. A tradicional encenação, que revive a morte e ressurreição de Jesus, é o ponto alto de uma das principais festas do calendário religioso cristão, e ainda reúne milhares de turistas que vão professar a sua fé. Para conhecer um pouco mais das festas relacionadas à data de norte a sul do Brasil, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma trilha com informações de algumas das principais celebrações. Segue o passo!

Começando pelo Centro-Oeste do país, a cidade-satélite de Planaltina (DF) realizará nesta sexta-feira (15.04) a Paixão de Cristo no Morro da Capelinha. A celebração, aclamada na capital federal e região, espera reunir um público de 100 mil pessoas, e será transmitida no canal do YouTube do Grupo Via Sacra, idealizador do projeto. Em Goiás, a Cidade de Goiás promoverá nesta quarta-feira (13.04) a Procissão do Fogaréu, patrimônio imaterial do estado. A apresentação, que simboliza a prisão de Jesus Cristo, traz 40 homens que compõem os farricocos encapuzados andando pelas ruas com tochas acesas e cantos em latim.

No Norte, o município de Mucajaí, em Roraima, realiza desde o último domingo (10.04) a sua celebração. Neste ano, o evento traz grandes nomes das artes cênicas e da música nacional. De acordo com a prefeitura da cidade, organizadora do evento, a ideia é promover a encenação da forma tradicional. Sendo assim, os telespectadores poderão assistir a cenas como a entrada no templo, a grande ceia, a passagem pelo Monte das Oliveiras, a caminhada para crucificação e ressurreição. A cerimônia contará com protocolos de segurança como uso de álcool gel e distanciamento entre as pessoas na plateia.

Pernambuco é a sede de um dos maiores eventos do Nordeste e do Brasil: A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A peça teatral, que volta a ser realizada após dois anos, conta a vida de Jesus em nove palcos-plateia em cidade cenográfica de 100 mil m². Desde 1968, durante a Semana Santa, o palco gigantesco recebe cerca de 60 mil pessoas neste que é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo. Ao longo dos anos, o espetáculo Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior.

O Sudeste, por sua vez, tem em Aparecida (SP), o seu principal destino para o período. No maior santuário católico do Brasil – com área total de 1,3 milhão de metros quadrados e quase 143 mil metros quadrados de área construída – a programação da Semana Santa começou no domingo de Ramos (09.04) e segue até o domingo de Páscoa (17.04). O momento mais esperado pelos romeiros é a encenação da Paixão de Cristo, marcada para às 9h de sexta-feira (15.04) que, neste ano, terá como mote as reflexões sobre a paz mundial.

Finalizando o nosso roteiro, chegamos à cidade de São Mateus do Sul, no Paraná. A cidade celebrará entre os dias 14 e 15 de abril o período no Parque Municipal de Exposições. Segundo a prefeitura local, a peça teatral contará com um elenco de mais de 100 pessoas e investimentos em cenário, luzes e figurinos que darão mais emoção ao público presente. A entrada estará condicionada a doação de 1Kg de alimento que será para uma grande ação de distribuição para famílias em vulnerabilidade social.

CALENDÁRIO DE EVENTOS – Além destes eventos, o Ministério do Turismo disponibiliza em seu portal um Calendário Nacional de Eventos. Lá, os internautas podem conferir quais festas, festivais e outras celebrações estarão disponíveis em cada mês e os gestores municipais ou do setor privado podem cadastrar festividades. Para inscrever uma festa gratuitamente, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artístico, cultural e folclórico, religioso, rural, cívico, gastronômico e esportivo. Vale ressaltar que as informações contidas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por promotores e secretarias estaduais e municipais de Turismo. Em caso de dúvidas, confira mais informações no Manual de Preenchimento.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

CATEGORIES
Share This

COMMENTS

Wordpress (0)
Disqus (0 )