Morre Olavo de Carvalho, aos 74 anos, nos Estados Unidos
A causa da morte não foi divulgada, mas o próprio Olavo afirmou ter se infectado por Covid; escritor estava internado em um hospital da Virgínia, nos Estados Unidos
Morreu o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, aos 74 anos, em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde estava internado. De acordo com a nota oficial divulgada pela família, o óbito ocorreu na noite da última segunda-feira (24).
A causa da morte, porém, não foi divulgada. O que se sabe é que no último dia 16 o próprio Olavo afirmou que foi infectado pelo novo coronavírus (Covid-19).
Olavo Luiz Pimentel Carvalho nasceu em Campinas, no interior de São Paulo,. Ele se autointitulava filósofo, ganhou fama ao defender ideias conservadoras e criticar o pensamento politicamente correto.
Essa premissa o fez virar uma espécie de guru bolsonarismo, sendo que deu direta e indiretamente ideias em várias decisões do atual governo.
Porém, alas militares aconselharam Bolsonaro a deixá-lo de lado, o que gerou desgaste
Olavo deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
Confira o pronunciamento
“A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, disse a família, em comunicado nas redes.
Histórico de saúde
Entre julho e agosto do ano passado, Olavo de Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.
Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos, onde mora desde 2005, para tratar de problemas respiratórios.
Bolsonarismo
Considerado, especialmente durante a campanha à presidência de 2018, como um dos “gurus” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olavo de Carvalho era constantemente elogiado pelo então candidato, e por parte da base governista.
Após a eleição, contudo, Olavo virou alvo de críticas por parte de militares.
Um dos destaques da crise na relação com o bolsonarismo foi o adjetivo usado por Hamilton Mourão, em 2019, para definir Olavo: “astrólogo”.
A alfinetada ocorreu logo após a postagem de um vídeo criticando os militares.
Em contrapartida, Olavo já declarou a jornalistas que “Mourão é um idiota”.
No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do escritor.
“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi gigante na luta pela liberdade e farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.
Com informações Agência Brasil/Correio Brasiliense/O Tempo