No 7º dia de bombardeios, russos tomam cidade de Kherson

No 7º dia de bombardeios, russos tomam cidade de Kherson

Ataques aéreos causaram mortes em pelo menos duas cidades

Guerra na Ucrânia: o centro de Kharkiv voltou a ser intensamente bombardeado pela artilharia russa nesta quarta-feira, 2.

Ataques aéreos causaram mortes em pelo menos duas cidades entre a noite de terça e a madrugada de quarta, enquanto tropas russas continuavam a avançar pelo país no 7° dia da ofensiva de Moscou contra o território ucraniano.

De acordo com o governador Oleg Synegubov, os bombardeios russos mataram pelo menos 21 pessoas e feriram mais de 100 apenas em Kharkiv nas últimas 24 horas.

Outro bombardeio com mortes confirmadas atingiu a cidade de Zhytomyr. Quatro pessoas perderam a vida (entre elas uma criança) depois de uma área residencial ser atingida por um míssil de cruzeiro, que aparentemente era direcionado a uma base aérea próxima.

Relatos da imprensa ucraniana apontam que alertas sobre ataques aéreos foram emitidos durante toda a madrugada em diferentes cidades do país. Em Kiev, Chernihiv, Sumy, Pyryatyn, Myrhorod e Dnipro, os moradores foram aconselhados a buscar abrigo.

Russos tomam cidade no sul do país

Além dos bombardeios, tropas russas também avançaram pelo território da Ucrânia. No fim da madrugada, o Exército russo anunciou ter tomado o controle da cidade de Kherson, no sul do país.

“Divisões russas das forças armadas assumiram o controle total do centro regional de Kherson”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, em declarações transmitidas pela televisão.

“As negociações continuam com o comando russo e a administração local para resolver questões relacionadas à operação das instalações de infraestrutura social, bem como para garantir a ordem e a segurança da população”, acrescentou.

O prefeito Igor Kolykhayev negou e disse que a cidade ainda está sob controle ucraniano, mas as autoridades locais reportam que a região está completamente cercada por militares do país vizinho.

O exército russo também já conquistou o controle do porto de Berdyansk e está realizando uma dura ofensiva contra Mariupol, também no sul do país.

Em Kharkiv, tropas aerotransportadas da Rússia desembarcaram durante a madrugada.

“Um grupo de paraquedistas russos desembarcou em Kharkiv”, disse o centro operacional das Forças Armadas da Ucrânia em seu canal Telegram.

Segundo o órgão, “os ocupantes atacaram o hospital, o Centro Clínico Médico Militar da Região Norte” e eclodiu uma batalha entre os invasores e os defensores ucranianos.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )