Economia da Ucrânia vai diminuir pela metade, informa Banco Mundial

Economia da Ucrânia vai diminuir pela metade, informa Banco Mundial

Invasão russa prejudica economia na Ucrânia e deve forçar socorro financeiro

Organização destaca interrupção de atividades em regiões importantes e projeta retração de 45%

A economia da Ucrânia corre o risco de se contrair pela metade neste ano, em razão do conflito com a Rússia, atualmente em andamento. A projeção é do Banco Mundial, que prevê 45% de retração em 2022.

A organização, que efetua empréstimos a países em desenvolvimento, destaca em particular o bloqueio dos portos do Mar Negro no sul do país e o caos na indústria do leste como principais danos à economia ucraniana no momento.

O Banco Mundial também informou que a Rússia entrará em recessão por causa do conflito. A organização ainda diz que países ao redor da Ucrânia vão sofrer dificuldades, com alguns deles pressionados a buscar ajuda externa de agências internacionais, para evitar que deixem de pagar dívidas existentes.

“A guerra está tendo um impacto devastador na vida humana e causando destruição econômica em ambos os países, e levará a perdas econômicas significativas na região da Europa e Ásia Central e no resto do mundo”, apontou o Banco Mundial em sua previsão, publicada no último domingo, 10.

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) vão receber ministros das Finanças e chefes de bancos centrais da região em suas reuniões anuais de primavera nesta semana.

Espera-se que David Malpass, presidente do Banco Mundial, e a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, digam que planejam oferecer apoio financeiro extra aos países afetados pelo conflito, alguns deles sofrendo com os custos crescentes com alimentos.

Ainda na projeção do Banco Mundial, o segundo choque em dois anos, depois da pandemia, levaria a um declínio de 4,1% na produção econômica em toda a região — duas vezes mais acentuado que a recessão de 2020, no começo da crise da covid-19.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )