Rede Social X volta a operar na Venezuela e marca reabertura do espaço digital no país

por Aloísio Moreira

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar na Venezuela após quase um ano e meio de bloqueio estatal iniciado em agosto de 2024. O acesso começou a ser restabelecido gradualmente na noite de 13 de janeiro de 2026, embora ainda haja instabilidade entre diferentes operadoras.

Segundo a AFP, o desbloqueio faz parte de uma estratégia da nova liderança chavista para retomar canais de comunicação internacionais após a captura de Nicolás Maduro e sua transferência para os Estados Unidos. A presidente interina, Delcy Rodríguez, marcou o retorno com uma mensagem no X defendendo “normalidade”, “tranquilidade econômica” e “justiça social”. O ministro do Interior, Diosdado Cabello, também voltou à plataforma, sinalizando uma mudança de postura após meses de críticas à rede.

Enquanto isso, a conta de Nicolás Maduro passou a difundir mensagens que classificam sua detenção como “sequestro”, em contraste com a linha mais pragmática adotada pelo governo de transição.

O acesso ao X ainda é irregular para a população: usuários da Digitel relatam liberação total, enquanto clientes da Cantv e da Movistar enfrentam bloqueios parciais ou dependem de VPNs. O retorno da plataforma simboliza o enfraquecimento do controle digital imposto por Maduro após as eleições de julho de 2024 e a reabertura do espaço público digital no país.

LEIA TAMBÉM:

Redação

Com informações EL Nacional/ AFP

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este site.

Você também pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais