Teste identifica problemas em 49 marcas de queijo: bactérias e excesso de sódio

Teste identifica problemas em 49 marcas de queijo: bactérias e excesso de sódio

Lista de produtos fora do padrão foi apresentada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Ao menos 49 de marcas de queijo comercializadas no Brasil apresentam problemas, como presença de bactérias e excesso de sódio. É o que indica teste de qualidade cujo resultado foi tornado público no fim de semana.

A pesquisa sobre a qualidade — ou falta dela — no laticínio foi realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. De acordo com a entidade, que é popularmente conhecida como Proteste, as quase 50 marcas estão fora do padrão estabelecido pelas autoridades sanitárias do país.

Das 49 marcas reprovadas no teste de qualidade nesse sentido, 18 são de queijo coalho. Além disso, 16 produzem queijo ralado. Enquanto isso, nove fabricam gorgonzola. Por fim, há seis marcas de processado (para fondue).

Conforme o site Metrópoles, a pesquisa da Proteste identificou, por exemplo, presença acima do permitido da bactéria Escherichia coli no queijo coalho das marcas Porto Alegre e SertaNorte. Consumido em excesso, esse tipo de bactéria pode provocar diarreia.

Em relação ao excesso de sódio, o teste revelou que o queijo coalho da empresa Três Marias tinha 159% a mais do que o declarado na embalagem. O queijo ralado Gran Romano tinha 76,6% de sódio, enquanto o gorgonzola da Cruzília tinha 94% e, por fim, o processado da São Vicente registrou 36,6% a mais da substância.

As marcas de queijo do Brasil com excesso de sódio

queijo

Confira, abaixo, a lista das marcas de queijo que foram reprovadas no teste da Proteste por causa de excesso de sódio. A saber, a legislação brasileira permite até 20% da substância nesse tipo de produto. Por ora, não há a totalidade dos produtos com problemas com bactérias.

  • Queijo coalho

Três Marias – 159%.

Godam – 132%.

Sol Brilhante – 87%.

Crioulo – 67%.

Puranata – 61%.

Scala – 57%.

Pedra Selada – 56%.

Tirolez – 37%.

Brasel – 36%.

Quatá – 27%.

Président – 21%.

  • Queijo ralado

Gran Romano – 76,6%.

Regina – 51,5%.

Relíquia – 44%.

Gran Mestri – 40,3%.

Itambé – 22,3%.

  • Gorgonzola

Cruzília – 94%

Vigor – 80%

São Vicente – 36,3%.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )