Ucrânia atinge quartel-general da Frota Russa do Mar Negro na Crimeia

Ucrânia atinge quartel-general da Frota Russa do Mar Negro na Crimeia

A Ucrânia realizou um ataque ao quartel-general da Frota Russa do Mar Negro na sexta-feira, lançando um míssil que deixou um soldado desaparecido e o prédio principal em chamas, de acordo com oficiais militares de ambos os lados da guerra e imagens do local na Crimeia. Inicialmente, o Ministério da Defesa russo informou que um militar foi morto, mas depois corrigiu, afirmando que ele estava desaparecido após o ataque na cidade portuária de Sebastopol. A Crimeia, que foi anexada ilegalmente pela Rússia em 2014, tem sido um alvo frequente desde a invasão em grande escala da Ucrânia por Vladimir Putin há quase 19 meses.

A península da Crimeia desempenha um papel fundamental no apoio à invasão russa da Ucrânia. Sebastopol, sendo a principal base da Frota Russa do Mar Negro desde o século XIX, é particularmente importante para as operações navais desde o início da invasão ucraniana. Nas últimas semanas, a Ucrânia tem mirado cada vez mais instalações navais na Crimeia, enquanto sua contraofensiva de verão avança lentamente no leste e sul do país. Especialistas militares afirmam que é essencial para a Ucrânia continuar atacando alvos na Crimeia para minar o moral russo e enfraquecer suas forças armadas.

O ataque ocorreu um dia depois da Rússia bombardear cidades em toda a Ucrânia com mísseis e artilharia, resultando na morte de pelo menos cinco pessoas. Isso aconteceu enquanto o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, estava em Washington se reunindo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e líderes do Congresso para discutir um pacote de ajuda de 24 bilhões de dólares.

Ataques anteriores na Crimeia resultaram em mortes de civis, mas as autoridades russas ainda não relataram baixas militares neste caso. Seis pessoas ficaram feridas no ataque ao quartel-general da frota em 20 de julho de 2022, mas não está claro se eram civis ou militares.

O governador russo de Sebastopol afirmou que ninguém ficou ferido do lado de fora do prédio em chamas na sexta-feira. As autoridades militares ucranianas assumiram a responsabilidade pelo ataque. O tenente-general Mykola Oleschuk, comandante da Força Aérea, afirmou nas redes sociais que “prometemos que ‘haveria mais’” e agradeceu aos pilotos, compartilhando vídeos dos alarmes aéreos soando e fumaça saindo do prédio.

O Ministério da Defesa russo afirmou que cinco mísseis foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea russos em resposta ao ataque a Sebastopol. Não está claro imediatamente se o quartel-general foi atingido por um ataque direto ou pelos restos de um míssil interceptado.

Os residentes de Sebastopol relataram explosões e fumaça, com imagens mostrando grandes colunas de fumaça cinza sobre a orla marítima.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )