VEJA VÍDEO: Ministra Tereza Cristina recebe a garantia da entrega de fertilizantes ao Brasil

VEJA VÍDEO: Ministra Tereza Cristina recebe a garantia da entrega de fertilizantes ao Brasil

ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reuniu-se, nesta quarta-feira (17/11), com autoridades da Rússia, em Moscou, capital do país, e disse ter recebido a garantia de continuidade do fornecimento de fertilizantes russo para o mercado brasileiro.

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em Moscou com representantes do governo e de empresas do setor de fertilizantes.

Recebemos a garantia da continuidade da exportação de fertilizantes ao Brasil. O produto é essencial para a produção agropecuária que enfrenta restrições na oferta mundial.

. Reunião com o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor: ele nos nos informou sobre o prosseguimento das negociações para a aquisição dos ativos da Petrobras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), em Três Lagoas (MS). A Acron é produtora global de fertilizantes minerais complexos.A empresa russa garantiu aumento de ao menos 10% das exportações de fertilizantes para o Brasil.

. Encontro com o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov. Ele assegurou a manutenção do fornecimento ao Brasil de fertilizantes de potássio e fosfato e, se possível, aumento de exportações para a próxima safra.

. Em reunião com o CEO da Phosagro, Andrei Guryev, ouvimos que o Brasil pode contar com a parceria da empresa russa para garantir fornecimento de fertilizantes. Também estive com o CEO da Eurochemgroup, Vladimir Rashevskiy, que falou sobre os planos de investimentos da empresa no Brasil para aumentar a produção do insumo.

. Reunião com Sergey Dankvert, Autoridade Sanitária da Rússia,que garantiu visita de inspeção ao Brasil, ainda no 1º trimestre/2022, o que possibilitará a habilitação de novas plantas brasileiras para exportação. Queremos diversificar o comércio bilateral de produtos do agronegócio.

O governo Russo anunciou que abrirá uma cota de 300 mil toneladas de carne (200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína) com tarifa zero de importação por seis meses, mercado que pode ser utilizado pelo Brasil. A tarifa de importação hoje, até 530 mil toneladas, é de 15%.

Por Redação

Com informações Secretaria da Agricultura/Governo Federal

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )