Xi Jinping sobe o tom com Biden: ‘Não brinque com fogo’

Xi Jinping sobe o tom com Biden: ‘Não brinque com fogo’

Líderes conversaram sobre viagem diplomática a Taiwan

O secretário-geral do Partido Comunista da China (PCC), Xi Jinping, advertiu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre uma visita diplomática norte-americana a Taiwan. Xi e Biden se falaram por telefone, na quinta-feira 28.

“Aqueles que brincam com fogo, acabam se queimando”, disse Xi a Biden. “Espero que o lado americano entenda isso. A China se opõe aos movimentos separatistas em direção à independência de Taiwan e à interferência de forças externas. Os EUA devem honrar o princípio de uma só China.”

A conversa ocorreu em meio a uma possível viagem de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, a Taiwan. Nesta sexta-feira, 29, Nancy disse que vai à Ásia para compromissos, mas o território taiwanês, contudo, não está entre os destinos oficiais, até o momento. “Não comento sobre minhas viagens”, disse.

Apesar de não haver confirmações, há expectativas de que Nancy vá a Taiwan. Em abril deste ano, a presidente organizou uma visita à ilha, mas a viagem foi adiada depois de ela ter sido infectada pelo novo coronavírus.

Queda de braço entre Xi Jinping e Biden

Taiwan está no meio de disputas diplomáticas entre os norte-americanos e chineses. A China reivindica a ilha como seu território, porém, os Estados Unidos defendem a independência do território.

Por terrabrasilnoticias

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (1 )