Zema ameaça ‘rigor’ e corte de ponto contra servidores que paralisarem atividade

Zema ameaça ‘rigor’ e corte de ponto contra servidores que paralisarem atividade

Governador admitiu pela primeira vez ter errado em acordo feito em 2019 com as forças de segurança

Romeu Zema
Foto: videopress produtora

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quarta-feira (16) que os servidores da Segurança Pública, Educação e Saúde — em movimentos de greve e paralisação e que se recusarem a trabalhar — receberão sanções e serão tratados com “máximo rigor”.

A declaração foi feita em entrevista ao jornal O Globo.  

“Se fecharem estradas ou impedirem outros profissionais de trabalhar, serão tratados com o máximo rigor. Serão processados e terão seus pontos cortados”, afirmou o chefe do Executivo mineiro.  

Na mesma fala, o governador criticou o descumprimento da Lei por parte dos servidores estaduais.  

“Existem direitos e deveres. A lei não vai servir apenas como enfeite. Serve para todas as categorias que negociam neste momento. Você pode não concordar com todos os termos de uma negociação, mas isto não dá o direito de infringir a lei”, destacou o governador.  

Também na entrevista, o governador admitiu pela primeira vez ter errado em acordo celebrado em 2019 com as forças de segurança, no qual o governo prometera um reajuste escalonado em três anos.

Após aprovação no legislativo, o próprio governador vetou a proposta acordada.  

Nós, governo, erramos na proposta de reajuste feita em janeiro de 2019 aos profissionais da segurança. Acontece que não contávamos com uma pandemia e uma alteração de cálculo de pessoal nesse meio tempo. O correto, pela responsabilidade fiscal, passou a ser o veto ao aumento. Apesar disso, concedemos a parcela de 13% de reajuste e agora, em 2022, oferecemos mais 10,06% a todo funcionalismo, o que garantiria aos servidores da segurança um aumento de quase 24% em três anos, além de melhorias nos benefícios. Não posso pagar acima do teto da inflação acumulada. Sou legalista e não abro mão”, afirmou Zema ao jornal carioca.

Por O TEMPO

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )