Biden promete destruir a economia russa: Putin “não tem ideia do que está por vir”

Biden promete destruir a economia russa: Putin “não tem ideia do que está por vir”

Presidente se confundiu e disse: “Putin está cercando Kiev, mas ele nunca conquistará o coração e a alma do povo IRANIANO”

MSNBC / Getty Images

O presidente Biden começou seu primeiro discurso sobre o Estado da União nesta terça-feira (1°) com uma homenagem à “vontade de ferro do povo ucraniano” e uma promessa de sufocar a economia da Rússia para garantir que Vladimir Putin pague o preço final por sua agressão não provocada.

A economia da Rússia está em queda livre. O rublo perdeu 30% de seu valor e as negociações no mercado de ações russo continuam suspensas, enquanto Putin tenta implementar controles de capital em resposta às sanções ocidentais que foram muito mais rápidas, unidas e dolorosas do que muitos poderiam prever.

Além das sanções bancárias sem precedentes e controles de exportação que os aliados ocidentais já implementaram, Biden anunciou duas novas medidas durante seu discurso para apertar os parafusos em Putin:

A proibição de voos russos que entram no espaço aéreo americano, seguindo medidas semelhantes da União Europeia, Reino Unido e Canadá.

Uma força-tarefa do Departamento de Justiça que trabalhará ao lado dos europeus para reprimir os crimes dos oligarcas russos, apreendendo seus iates, apartamentos de luxo, jatos particulares e outros “ganhos ilegítimos”.

“Seis dias atrás, o russo Vladimir Putin procurou abalar as fundações do mundo livre pensando que ele poderia se curvar aos seus caminhos ameaçadores. Mas ele calculou mal”, disse Biden, dirigindo-se a uma câmara cheia de membros vestindo Cores ucranianas .

“Estamos infligindo dor à Rússia e apoiando o povo da Ucrânia. Putin está agora mais isolado do mundo do que nunca”, declarou o presidente, citando a lista de sanções que a comunidade internacional – incluindo países tradicionalmente não alinhados como a Suíça – impuseram.

“Putin desencadeou violência e caos. Mas, embora possa obter ganhos no campo de batalha, ele pagará um preço alto a longo prazo.”

A certa altura, Biden pediu ao público que se virasse e aplaudisse de pé a embaixadora da Ucrânia nos EUA Oksana Markarova, convidada da primeira-dama Jill Biden.

“Putin pode cercar Kiev com tanques, mas ele nunca ganhará os corações e almas do povo iraniano”, disse Biden. Isso “iranianos”, foi exatamente isso que ele disse.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )