Chile define hoje o presidente da República

Chile define hoje o presidente da República

Extrema esquerda e direita se enfrentam neste domingo

Os eleitores do Chile definem neste domingo, 18, o novo presidente da República. Estão no segundo turno os candidatos José Kast, advogado e representante da direita; e Gabriel Boric, líder estudantil de extrema esquerda.

Ambos os candidatos estão em empate técnico, cada um com cerca de metade dos votos válidos. É o que mostrou pesquisa da consultoria AtlasIntel, divulgada na sexta-feira 17, sobre intenções de voto para a corrida eleitoral.

Kast e Boric disputam o apoio de eleitores de centro e daqueles que não foram votar no primeiro turno — que registrou alto índice de abstenções. Nele, 47% dos 15 milhões de chilenos aptos a votar compareceram às urnas.

No Chile, Kast tem a simpatia de eleitores com mais de 50 anos. Já Boric é apoiado por jovens com menos de 30. Historicamente, os índices de comparecimento às urnas não passam de 50% dos eleitores aptos a votar.

Chile sem Piñera e Bachelet

Trata-se da primeira vez em 16 anos que nem Sebastián Piñera, nem Michelle Bachelet são candidatos a presidente do Chile. Piñera é o atual presidente, mas enfrenta forte rejeição popular e acabou de escapar de um processo de impeachment. Bachelet é hoje alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )