Dia D da democracia: mais de 158 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo para escolher presidente, governadores e parlamentes

por Aloísio Moreira

Votação tem início às 8h e se encerra às 17h (horário de Brasília), com resultados esperados a partir das 17h; estão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual

Por Redação ACM Notícias Publicado em 04/10/2026


Chegou o dia. Neste domingo (4), mais de 158 milhões de brasileiros estão aptos a comparecer às urnas para exercer um dos pilares da cidadania: o voto. O primeiro turno das eleições gerais de 2026 elege o novo presidente da República, governadores, senadores (duas vagas por estado), deputados federais e deputados estaduais — ou distritais, no caso do Distrito Federal.

Do total de eleitores cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 136 milhões são obrigados a votar, enquanto pouco mais de 22 milhões têm voto facultativo — jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.


Horários de votação

A votação terá início às 8h e se encerrará às 17h, pelo horário de Brasília. Estados com fusos horários diferentes farão ajustes para acompanhar a regra nacional de unificação do encerramento da votação — o que permite à Justiça Eleitoral iniciar a divulgação dos resultados em todo o país a partir das 17h.

Confira os ajustes por região:

  • Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima: as seções começam a receber eleitores às 7h no horário local (correspondente às 8h de Brasília).
  • Amazonas: a maioria do estado inicia às 7h no horário local. Em localidades que seguem o fuso do Acre, a votação começa às 6h.
  • Fernando de Noronha (PE): onde o fuso é uma hora à frente de Brasília, a votação começa às 9h no horário local.

Os maiores colégios eleitorais

Os cinco maiores colégios eleitorais do país reúnem 83,2 milhões de eleitores, o equivalente a 52,45% do eleitorado nacional. São eles:

EstadoEleitores
São Paulo34.104.226
Minas Gerais16.377.659
Rio de Janeiro12.857.000
Bahia11.321.005
Paraná8.609.026

Eleitorado jovem registra queda

Um dado que chama atenção neste pleito é a redução do eleitorado jovem. Entre os eleitores com 18 anos ou menos, o cadastro da Justiça Eleitoral reúne 3.571.159 pessoas — o equivalente a 2,25% do eleitorado nacional.

Nas eleições gerais de 2022, eram 4.177.627 jovens nessa faixa etária. A queda representa 606.468 registros a menos, uma redução de 14,52%.

A região Nordeste concentra o maior contingente de jovens eleitores, com 1.315.104 cadastrados (3,02% do eleitorado regional). Em seguida aparecem:

  • Sudeste: 1.074.280
  • Norte: 478.070
  • Sul: 410.993
  • Centro-Oeste: 283.436

Vale lembrar que, no Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70 anos e para jovens de 16 e 17 anos.


Voto no exterior cresce 31,8%

Quase 1 milhão de brasileiros poderão votar fora do país neste primeiro turno. Segundo o TSE, são 918,9 mil eleitores registrados e aptos — um crescimento de 31,8% em relação a 2022, quando havia 697,1 mil brasileiros aptos a votar no exterior.

A cidade com maior aumento percentual de eleitores brasileiros em relação a 2022 é Lisboa, em Portugal: saltou de 45,3 mil para mais de 78 mil — um crescimento de 74,1%.

Os Estados Unidos seguem como o país com o maior número absoluto de eleitores brasileiros cadastrados: eram 182.986 em 2022; neste ano, são 265.437.


O que está em jogo

Neste primeiro turno, os eleitores escolherão:

  • Presidente da República — para mandato de 4 anos, a partir de 1º de janeiro de 2027
  • Governadores — também para mandato de 4 anos
  • Senadores — duas vagas por estado e pelo DF, para mandato de 8 anos
  • Deputados federais — para a Câmara dos Deputados
  • Deputados estaduais — para as Assembleias Legislativas (ou distritais, no caso do DF)

Caso nenhum candidato à Presidência ou ao governo estadual alcance a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um), será realizado segundo turno em 25 de outubro, entre os dois mais votados em cada disputa.


Contexto de polarização

A votação deste domingo ocorre em um cenário de intensa polarização política. As pesquisas mais recentes apontaram empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL). A disputa acirrada mobilizou o eleitorado ao longo de toda a campanha.

A reta final do primeiro turno também foi marcada por episódios que chamaram a atenção da imprensa e de observadores internacionais: o cancelamento do debate da TV Globo, na noite de quinta-feira (1º), após decisões judiciais de última hora; e a suspensão dos atendimentos consulares dos Estados Unidos e da Austrália no Brasil, por questões de segurança — medida que, segundo fontes ouvidas pela imprensa, estaria relacionada a uma ameaça não oficialmente detalhada.


Recomendações ao eleitor

A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a:

  • Levar um documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, entre outros);
  • Baixar o aplicativo e-Título, que substitui o título eleitoral em caso de perda ou esquecimento;
  • Justificar a ausência, caso não possa comparecer à seção eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema do TSE;
  • Respeitar as regras da legislação eleitoral no dia da votação, evitando manifestações individuais ostensivas ou propaganda eleitoral nas proximidades das seções.

Acompanhe a apuração

O ACM Notícias acompanhará em tempo real os resultados da votação em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira, em Minas Gerais e no Brasil. A previsão é de que os primeiros boletins com tendências de resultado comecem a ser divulgados pela Justiça Eleitoral a partir das 17h (horário de Brasília), com a consolidação dos dados ao longo da noite.

Siga a ACM TV nas redes sociais e acompanhe mais notícias, entrevistas e coberturas da região: 

Instagram

YouTube

TikTok

Leia também:

Redação


Nota de responsabilidade editorial: O ACM Notícias ressalta que o exercício do voto é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro e um dever cívico para os eleitores obrigatórios. Esta matéria tem caráter informativo e não expressa orientação de voto ou preferência por qualquer candidato, partido ou coligação. Os dados apresentados são provenientes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de informações divulgadas pela Gazeta Brasil. O resultado final da eleição será definido exclusivamente pelas urnas e homologado pela Justiça Eleitoral.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este site.

Você também pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais