Embrapa encabeça programa para expandir produção de trigo no Brasil

Embrapa encabeça programa para expandir produção de trigo no Brasil

Projeto pode gerar 300 mil toneladas extras do grão por ano

Brasil Central produz 260 mil toneladas de trigo
Brasil Central produz 260 mil toneladas de trigo | Foto: Divulgação/Pixabay

O Ministério da Agricultura aprovou um programa na semana passada para a expansão da produção de trigo no Brasil Central. O bloco de Estados é formado por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. O trabalho será coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e conta com parcerias de produtores e da indústria moageira.

“Neste processo, os produtores de sementes têm papel fundamental, já que a expansão da área depende da disponibilidade de sementes de trigo em quantidade e com qualidade para suprir a demanda crescente”, disse Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo.

Com a ação, estima-se expansão da área em 100 mil hectares de trigo na região, podendo gerar extra de 300 mil toneladas na produção de trigo por ano. Atualmente, a colheita da região é estimada em cerca de 260 mil toneladas, ocupando cerca de 100 mil hectares de área plantada.

“É preciso considerar que, além de prover segurança alimentar ao país, a expansão do trigo no Cerrado também promove agregação de renda e empregos na região, principalmente em empresas de insumos e produtores de sementes, já que a cultura do trigo é inserida em áreas que ficam em repouso na estação seca”, afirma Lemainski.

De forma geral, as ações da estatal serão orientadas para três linhas principais: transferência de tecnologia, caracterização dos municípios produtores e combate à brusone, principal doença limitante da cultura na região.

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )