Excesso de redes sociais danifica o cérebro de adolescentes

Excesso de redes sociais danifica o cérebro de adolescentes

O vício deixa os jovens hipersensíveis e modifica a anatomia do cérebro

O uso excessivo das redes sociais afeta o desenvolvimento do cérebro adolescente, concluiu um estudo da Universidade da Carolina do Norte (UNC), nos Estados Unidos.

A revista Jama Pediatrics, da Associação Médica Norte-Americana, publicou a pesquisa em 3 de janeiro. Trata-se do primeiro estudo de longo prazo sobre o desenvolvimento neural adolescente e o uso da tecnologia.

Durante três anos, os pesquisadores acompanharam 169 estudantes de escolas públicas da zona rural da Carolina do Norte. Os jovens tinham entre 13 e 17 anos.

Os pesquisadores concluíram que, em razão do aumento do uso das redes sociais, os cérebros dos adolescentes podem se tornar mais sensíveis e antecipar recompensas e punições.

“A maioria dos adolescentes começa a usar tecnologia e mídia social em um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento do cérebro durante nossa vida”, disse o coautor do estudo, Mitch Prinstein, diretor de Ciências da Associação Americana de Psicologia.

Vício em redes sociais modifica a anatomia do cérebro

redes sociais
Redes sociais também afetam como os adolescentes reagem ao mundo real | Foto: Freepik

No início do estudo, os participantes relataram com que frequência verificavam três mídias sociais populares: Facebook, Instagram e Snapchat. Suas respostas variaram de menos de uma vez a mais de 20 vezes por dia. 

Os cérebros dos adolescentes que verificavam as redes sociais com frequência – mais de 15 vezes por dia – tornaram-se mais sensíveis a respostas sociais.

O estudo ressalta que as redes sociais enviam aos adolescentes um fluxo constante e imprevisível de feedback social, por meio de comentários, curtidas, notificações e mensagens — o que influencia em como os jovens reagem às situações sociais na vida real. 

Um estudo de 2017, feito por pesquisadores ligados à Universidade do Sul da Califórnia, já havia concluído que o vício em redes sociais causa mudanças na anatomia do cérebro similares às provocadas pelo vício em drogas ou jogos de azar.

ASSINE A REVISTA OESTE – CLIQUE AQUI!

Por Revista Oeste

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )