O mercado imobiliário em 2024 se apresenta como um campo promissor e dinâmico

O mercado imobiliário em 2024 se apresenta como um campo promissor e dinâmico

O setor vem vivenciando uma fase de inovação e crescimento, impulsionado por novas tecnologias e mudanças nos padrões de consumo

Compreender as tendências e perspectivas futuras é fundamental para investidores, profissionais do ramo e consumidores.

Como ter sucesso no mercado imobiliário em 2024?

Como se atualizar sobre o mercado imobiliário?

Se está pensando em comprar, vender ou investir em imóveis, se trabalha ou planeja trabalhar no ramo, conheça as perspectivas para o mercado imobiliário em 2024.

Mercado Imobiliário Em 2024: Quais São As Tendências?

Depois de um longo período de estagnação, cuja causa principal foi a pandemia, finalmente a economia brasileira dá os primeiros sinais de que está se recuperando.

De acordo com a entidade, enquanto a economia global deve retrair em 3%, o Brasil seguirá um movimento oposto, com uma expansão de notáveis 3,3%.

Compra De Primeiro Imóvel Facilitada

O mercado imobiliário pode esperar um novo impulso, graças à projeção de aumento no volume de crédito de 8,1% feita pela Febraban.

Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades do Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), 2024 deverá entrar para a história como um dos melhores anos em relação ao crédito imobiliário.

Mais Tecnologia

O avanço das tecnologias digitais também faz parte das tendências para o mercado imobiliário em 2024.

Selic Em Um Dígito

Nada está gerando tanta expectativa para o mercado imobiliário em 2024 quanto a redução da Taxa Selic. Além de influenciar o poder de compra, a Selic também gera impactos nos rendimentos de ativos financeiros, entre os quais estão os fundos imobiliários (FIIs). Como esses fundos usam como referência a taxa do CDI, que por sua vez usa a Taxa Selic como índice, eles acabam tendo sua rentabilidade impactada por alterações na taxa básica.

Aumento Da Demanda Por Imóveis Sustentáveis

O conceito de sustentabilidade aplicado à habitação vem ganhando força recentemente, e essa será uma das tendências para o mercado imobiliário em 2024.

Também devemos ver a expansão de projetos arquitetônicos equipados com espaços abertos e integrados à natureza, como aponta uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).

Essa é a preferência de 57% das pessoas entrevistadas, com 56% revelando que pagariam mais por imóveis com tecnologia “verde”.

Essas tecnologias incluem dispositivos que proporcionam economia de energia e água, reaproveitamento hídrico e de luz solar, sistemas de coleta de resíduos e efluentes inteligentes, entre outros avanços.

Os imóveis sustentáveis são projetados para serem eficientes em termos de energia, utilizando recursos naturais e tecnologias de conservação.

Para isso, eles são equipados com recursos como isolamento térmico, janelas de alta eficiência e sistemas de iluminação de baixo consumo.

É um avanço para quem compra, já que adquire um imóvel com custo de manutenção mais baixo.

Para quem vende, é também uma maneira de contribuir com a redução das emissões de carbono e para atenuar os efeitos da crise climática.

Adaptação Às Mudanças Demográficas

A população brasileira está envelhecendo em um ritmo acelerado, e sobram estatísticas que comprovam isso.

Uma das provas desse processo é o aumento da idade média da população, que passou de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022, de acordo com o censo IBGE.

Aconteceu ainda o maior salto de envelhecimento desde 1940, com a inédita proporção de 55 pessoas idosas para cada 100 jovens.

Claro que essa mudança demográfica está sendo sentida na economia, com impactos já esperados no mercado imobiliário 2024.

Na verdade, o público formado pelas pessoas na terceira idade deverá ser o novo alvo para o segmento imobiliário, que precisa desde já repensar seus processos, desde os projetos até as vendas.

Tanto que surgiu recentemente o conceito de “consciência gerontológica” para pautar as construtoras em seus projetos de engenharia.

Essa é, portanto, uma das fortes tendências para o mercado imobiliário em 2024.

De acordo com essa nova proposta, casas e apartamentos devem ser pensados para atender às necessidades especiais de mobilidade de pessoas que, muitas das vezes, têm capacidade reduzida de deslocamento.

Nas áreas comuns, as empresas de engenharia devem pensar em espaços com ampla acessibilidade, introduzindo rampas de acesso, elevadores com portas mais largas e espaços de convivência projetados para idosos.

Imóveis De Alto Padrão

Com a expansão do crédito, a redução na taxa básica e o desemprego estabilizado, a renda média do brasileiro deve aumentar em 2024.

Essa é uma tendência para o mercado imobiliário no Brasil que deverá se consolidar por meio do aumento nas vendas de imóveis de luxo, a julgar pelo aumento de 22,8% nos negócios para esse perfil no final de 2023.

LEIA TAMBÉM: As melhores opções para quem quer investir em imóveis

Com informações FIA

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )