OCDE convida Brasil a iniciar negociação para entrada na entidade

OCDE convida Brasil a iniciar negociação para entrada na entidade

(Roma - Itália, 30/10/2021) Encontro Bilateral com o Secretário-Geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann.

Foto: Alan Santos/PR

Nesta terça-feira (25) o conselho de ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou o convite para que o Brasil inicie a abertura de discussões para adesão à entidade. 

Segundo a agência, o convite é uma proposta formal para que o País passe a negociar sua entrada na organização. A previsão é que a adesão efetiva ocorra em três a cinco anos.

O processo de entrada foi aprovado durante uma reunião do conselho, em Paris. 

Considerada uma espécie de “clube dos países ricos”, os membros da OCDE se comprometem com o cumprimento de boas práticas para o funcionamento de seus governos e economias.

A aprovação do convite ao Brasil foi revelada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pelo governo brasileiro.

A conclusão das discussões, contudo, é estimada em 3 a 5 anos.

O governo brasileiro fez em 2017 um pedido para que o País seja membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

A entrada na OCDE se tornou uma das prioridades da política externa do governo Bolsonaro. 

Em 1961, foi fundada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que congrega 38 países-membros, basicamente países desenvolvidos e alguns emergentes, cuja finalidade é estabelecer diálogos, analisar políticas e medidas econômicas, políticas e sociais com vistas a definir e implantar ações para estimular o crescimento econômico, o comércio internacional, a cooperação entre as nações e a melhoria nas condições de vida.

Por Gazeta Brasil

CATEGORIAS
TAGS
Compartilhe Isso

COMENTÁRIOS

Wordpress (0)
Disqus (0 )